k (onde k é o nº total de classes da distribuição). No nosso exemplo: o intervalo 30 I---- 33 define a quarta classe (i = 4). Como a distribuição é formada de seis classes, K = 6. Range, amplitude total ou amplitude amostral – é a diferença entre o maior e o menor valor da amostra.
Uma das mais conhecidas é a regra de Sturges, que sugere que o número de classes (k) pode ser calculado pela fórmula k = 1 + 3,322 log(n), onde n é o número total de observações. Essa regra é especialmente útil para conjuntos de dados que seguem uma distribuição normal.
Quando você tem as letras do latim, que é do nosso alfabeto, são referentes à amostra. O x̅ (“x barra”) representa a média amostral. Usamos a barra porque o x sozinho representa uma variável na matemática. O desvio padrão amostral é representado pelo “s”.
fi = freqüência simples; xi = ponto médio de classe; fri = freqüência simples acumulada; Fi = freqüência relativa e Fri = freqüência relativa acumulada.
Os 4 principais tipos de análise de dados são: Descritiva, Preditiva, Prescritiva e Diagnóstica, e elas podem ser usadas individualmente ou em conjunto, considerando as características do projeto em avaliação.
Medidas de Posição são as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência. As medidas de posições mais importantes são média aritmética, mediana e moda.
Já a frequência relativa é encontrada quando dividimos a frequência absoluta pelo total de dados coletados. Quando fazemos a divisão, é possível comparar a frequência daquele dado em relação ao todo.
Para calcular a moda, média e mediana de um conjunto de dados, siga os passos abaixo: Moda: A moda é o valor que aparece com mais frequência em um conjunto de dados. Para calculá-la, basta identificar o valor que se repete mais vezes.
Para construir um histograma, dividimos a amplitude dos dados em intervalos, de preferência de tamanhos iguais, e contamos o número de observações que estão em cada um dos intervalos. A escolha desses intervalos é crítica, mas qualquer software que seja capaz de produzir um histograma, como o Minitab.
O sinal de mais ou menos (±) é um símbolo matemático com multiplos significados, e que pode ser usado em diversos campos. na matemática, é utilizado para expressar um número que pode ser tanto positivo quanto negativo, ou para simbolizar que pode ser efetuada tanto uma adição (+) quanto uma subtração (−).
As variáveis da matemática são símbolos, muitas vezes letras, que representam diferentes valores em diversas situações. Elas nos ajudam a compreender e a resolver problemas com valores que variam.
O IQR é outro método poderoso para identificar outliers. O método IQR (Intervalo entre Quartis) para detecção de outliers foi desenvolvido por John Tukey, o pioneiro na análise exploratória de dados. Isso foi na época do cálculo e da representação gráfica manuais.
k (onde k é o nº total de classes da distribuição). No nosso exemplo: o intervalo 30 I---- 33 define a quarta classe (i = 4). Como a distribuição é formada de seis classes, K = 6. Range, amplitude total ou amplitude amostral – é a diferença entre o maior e o menor valor da amostra.
Limite de classe: são os valores que definem a classe. São conhecidos como limite superior (LS) e limite inferior (LI) da classe. Amplitude do intervalo de classe: é o compri- mento da classe, ou seja, a diferença entre os seus limites superior e inferior.
Nesse caso, não há moda, porque nenhum valor se repete. Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.
A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.
A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de maneiras diferentes dentre possíveis. Sendo o número de resultados favoráveis e o número de resultados possíveis.
Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
Para encontrar a moda, basta escolher o valor com maior frequência absoluta. Nesse caso existem dois valores que possuem maior frequência absoluta, logo o conjunto terá duas modas, configurando-se como um conjunto bimodal.