Medida em Kelvin (K), a temperatura de cor tem a ver com a tonalidade da luz emitida, variando entre o quase branco (6.000K) a uma aparência amarelada (2.700K). Salguero explica que quanto mais alta for a temperatura de cor, mais clara será a tonalidade da luz.
A unidade de medida utilizada para isso é o Kelvin (K). Quanto mais quente a luz, menos K (2000k a 3000k) e quanto mais fria, mais K (5700k a 6500k). Mas atenção: Não estamos falando de emissão de calor! Não cometa o erro de pensar que se usar lâmpadas de luz branca fria, seu ambiente ficará mais fresco ou vice-versa.
A luz amarela é apresentada na escala com até 3000K e traz a sensação de aconchego aos ambientes. Normalmente, esse tipo de iluminação é usado em ambientes cujo objetivo seja o relaxamento, como salas de leitura.
Para saber qual a temperatura de uma lâmpada LED, basta procurar as especificações em sua embalagem. Elas são medidas em graus Kelvin (K), e seguem esse padrão: de 5.300K a 6.500K – luz fria. de 4.000 K a 5.000K – luz neutra.
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
- 3.000K: Tonalidade levemente amarelada, muitas vezes referida como "branco quente". - 4.000K: Tonalidade neutra, também conhecida como "branco frio", frequentemente utilizada em supermercados e ambientes comerciais. - 6.000K: Tonalidade azulada, que é considerada a luz do dia típica ao meio-dia.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais. Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens.
A 5000K ou mais na escala Kelvin, o resultado é uma luz branca “fria”. Normalmente, as temperaturas Kelvin para aplicações de iluminação comercial e residencial caem entre 2500K e 5000K.
A luz neutra, também conhecida como luz do dia ou luz branca natural, é uma tonalidade que fica entre a luz quente e a fria. Essa tonalidade é medida em torno de 3.000 a 4.000 K e é a mais próxima da iluminação natural encontrada ao ar livre em um dia ensolarado.
É a grandeza que expressa a aparência de cor de uma luz. Sua unidade é o Kelvin (K). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais branca é a cor de luz emitida.
O Que É Permitido na Hora de Customizar Seu Carro? As lâmpadas que emitem luz azul, acima dos 4.200K, estão proibidas para uso no país. Portanto o K [Kelvin] não é determina a potência da lâmpada mas sim sua cor!
A luz natural normalmente tem uma temperatura de cor em torno de 5.500 a 6.500 Kelvin. É considerado ideal para espaços como residências, escritórios e ambientes comerciais, pois se assemelha muito à temperatura da cor da luz solar durante o dia.
As lâmpadas direcionais 3000K se destacam por proporcionar conforto e bem-estar em áreas como salas de estar, quartos, cozinhas, escritórios, além de bares, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, onde se deseja relaxar e desfrutar de momentos agradáveis.
A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e varia de 1.500K a 10.000K. Quanto mais próxima de 1.500K, mais quente ou amarelada será a tonalidade da iluminação.
A escala Kelvin é contraintuitiva: temperaturas mais baixas (3000K) correspondem a luzes mais quentes e amareladas, enquanto temperaturas mais altas (4000K) resultam em luzes mais frias e azuladas.
6000👉 Cor branca absoluta neutra, que confere alta projeção e efeito moderno ao farol. 8000👉 Cor branca fria, com ligeiro fundo azulado, promovendo visibilidade através do branco predominante, conferindo um efeito de cor mais esportivo ao farol.
O que quer dizer 8500k? 8500k é a cor da iluminação da lâmpada, quanto maior o número de Kelvins, mais branca/azulada a lâmpada será! Os carros costumam sair com lâmpadas de fábrica com 3600k que é uma lâmpada branca/amarela.
Entre 800K e 3000K são as chamadas de luzes quentes ou amarelas. Entre 4000K e 4500K estão as luzes neutras. Entre 6000K e 6500K é possível encontrar luzes frias ou brancas.
O que é Watt? O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.
Para saber qual lâmpada consome menos, divide-se a quantidade de lúmens pela potência dela. A partir disso sabe-se a quantidade de lúmen que uma lâmpada emite a cada watt consumido.
Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.
Ela oferece um equilíbrio entre as duas opções e pode ser utilizada em diversos ambientes. A luz neutra é ideal para espaços como corredores, escadas e áreas de passagem, pois proporciona uma iluminação mais suave, sem ser tão fria quanto a luz branca ou tão quente quanto a luz amarela.
Uma luz amarela pode deixar a decoração mais aconchegante, enquanto a luz branca ajuda a manter o foco para realização de atividades rotineiras. Para te ajudar a fazer a escolha certa para sua cozinha, reunimos aqui as vantagens de cada tonalidade e dicas de como usar a iluminação ao seu favor.