O nome Kaiowa deve decorrer do termo KA'A O GUA, ou seja, os que pertencem à floresta alta,densa, o que é indicado pelo sufixo “o” (grande), referindo-se aos atuais Guarani-Kaiowa ou paĩ-tavyterã.
A base da religião dos guaranis-kaiowá é a natureza, o nome de seu deus é Ñane Ramõi que significa "Nosso grande avô eterno", nos rituais, o espírito de Deus age através dos rezadores para fazer o bem e realizar a cura do povo da tribo.
Os Guarani Kaiowá vivem atualmente na porção sul do território do Mato Grosso do Sul. Sobre suas terras tradicionais avançou a fronteira agrícola bra- sileira, através de políticas desenvolvimentistas que tiveram início na primeira metade do século XX, e que perduram até hoje.
Porque os Kaiowá se mudam do Brasil para o Paraguai?
Os Kaiowás se mudam do Brasil para o Paraguai devido a questões territoriais e de segurança. A migração muitas vezes é motivada pela busca por terras onde possam viver e cultivar sem enfrentar conflitos com fazendeiros.
Geograficamente, o dicionário privilegiou a língua kaiowá falada por homens e mulheres do antigo Ka'agwyrusu, termo que significa “mata densa” ou “mata grossa” e se refere à mata densa que cobriu, até metade do século XX, boa parte do antigo sul de Mato Grosso, entre o Rio Brilhante e os córregos Panambi, Hũ e Laranja ...
O Mbya é uma das três variedades modernas da Língua Guarani, da família Tupi-Guarani, tronco linguístico Tupi. As outras são o Nhandeva ou Chiripá/Txiripa/Xiripá ou Ava Guarani e o Kaiowa. No entanto, a delimitação entre essas variedades não aparece de modo estaque e consensual.
Eles não conheciam a noção de Sagrado. Ao contrário de outros índios, pareciam não possuir ritual algum de qualquer tipo de culto religioso. Aparentemente não tinham o conhecimento de um deus, não pareciam ter crença alguma em outros seres: maléficos ou demoníacos.
Segundo a publicação, os alimentos básicos da culinária guarani são milho, mandioca, amendoim, palmito, batata-doce, feijão, mel, peixe e carne de caça, consumidos frescos, cozidos ou assados na brasa, sem muito tempero.
Investigações arqueológicas mostram que a cultura guarani tem origem nas florestas tropicais das bacias do Alto Paraná, do Alto Uruguai e extremidades do planalto meridional brasileiro (Schmitz: 1979,57).
Este povo vive em um território que compreende regiões no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina e se diferencia internamente em diversos grupos muito semelhantes entre si, nos aspectos fundamentais de sua cultura e organizações sociopolíticas, porém, diferentes no modo de falar a língua guarani, de praticar sua ...
Os indígenas Guarani Kaiowá realizam retomadas na Terra Indígena (TI) Panambi-Lagoa Rica, território já delimitado pela Funai em 2011. O documento que identifica a área como de ocupação tradicional indígena segue válido, porém, o andamento do procedimento demarcatório se encontra suspenso por ordem judicial.
As indigenas e os indigenas têm direito a escolher seus próprios nomes, de acordo com sua cultura e suas tradições. Entretanto, os nomes tradicionais indígenas devem ser considerados no ato do registro civil de nascimento.
Por que os Guarani Kaiowá precisam ter suas terras desmarcadas?
Ao longo do século XX, o processo de expulsão dos indígenas de suas terras foi marcado por muitos aspectos, que vêm repercutindo na dizimação deste povo: introdução de doenças desconhecidas, violência física exercida por fazendeiros, violência simbólica, formas de preconceito, exploração e desmoralização, além do ...
Pindorama (do tupi: "pindó-rama": "região das palmeiras") é uma designação para o local dos povos tupis-guaranis, atual região oriental da América do Sul, denominada litoral do Brasil.
O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.
No Paraguai, a língua guarani foi mantida principalmente porque os padres jesuítas a usaram como instrumento de conversão religiosa numa empreitada colonizadora desvinculada das potências católicas ibéricas.
Indígenas das etnias Guarani e Charruas são responsáveis pelas primeiras plantações de mandioca, abóbora, batata doce, milho, variados feijões, algodão, o fumo que faz parte dos diversos rituais indígenas e o tão aclamado por sulistas, chimarrão.
As duas teorias mais aceitas do aparecimento dos Guarani na América são a da passagem pelo Estreito de Bering e a vinda pela Polinésia até a chegada no nosso território, todavia não há datações sobre os guaranis na América do Norte e nem na América Central.