Para calcular o Kilopascal por Metro (kPa/m), é necessário conhecer a pressão exercida pelo fluido em um determinado ponto e a distância em metros a partir desse ponto. A fórmula para o cálculo é simples: basta dividir a pressão em kilopascals pela distância em metros.
No contexto dos testes de pressão NR-13, o kilopascal (kPa) é uma unidade de medida amplamente utilizada para avaliar a pressão de equipamentos e sistemas industriais. Essa unidade de pressão é derivada do pascal (Pa), que é a unidade básica do Sistema Internacional de Unidades (SI) para medir pressão.
O kilopascal (kPa) é uma unidade de pressão que pertence ao Sistema Internacional de Unidades (SI). Ele é amplamente utilizado em diversas áreas, como engenharia, física e meteorologia, para medir a pressão de gases e líquidos.
Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²), mas também pode ser medida em atm (1 atm = 1,1.105 Pa).
A pressão é considerada alta e pode apresentar risco a saúde, principalmente ao coração, quando o valor de referência para pessoas adultas ultrapassa o valor considerado normal que é de até 13.5 por 8.5 (135mmHg/85mmHg).
Estes relógios podem aguentar uma pressão de 10 ATM, que é equivalente a 100 metros submerso em águas estagnadas. Estes relógios podem ser utilizados enquanto nada. É possível utilizar estes relógios em desportos aquáticos como mergulho livre.
1 atm = 101,325 Pa. Bar: O bar é uma unidade de pressão normalmente utilizada para medir a pressão dos pneus, das garrafas de oxigénio e de acetileno, bem como em aplicações de mergulho. Um bar é aproximadamente igual à pressão atmosférica. 1 bar = 100.000 Pa.
Quantidade de ar no interior do pneu fazendo pressão para fora em cada polegada quadrada; é expressa em libras por polegada quadrada (psi) ou kilopascal (Kpa), a designação do sistema métrico para a pressão do ar.
A unidade de pressão no sistema internacional de unidades (SI) é o Pa (pascal), que equivale à aplicação de uma força de 1 N sobre uma área de 1 m². A definição de pressão é comumente utilizada para descrever a influência sobre o comportamento de fluidos, como gases e líquidos.
O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidades (SI). Equivale à força de 1 N aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m².
3. Bar (bar) O bar é uma unidade de medida de pressão comumente utilizada na indústria e em contextos relacionados à pressão de fluidos. Ele é definido como 100000 pascals, ou seja, 1 bar equivale a 100000 pascals.
PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com 2.1/30 e 2.1/31, por exemplo, essa é a calibragem. O 2.1 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,5 PSI).
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
* “1 bar” é aproximadamente igual a uma atmosfera. * Por motivos de concepção, o nível de resistência à água não é mostrado em alguns relógios. O relógio mostrado na foto é marcado com “W.R. 20 BAR”, que indica que o relógio é resistente à água até 20 bars.