O exame de 1/1 pode ser um cicatriz sorológica se você já tratou a sífilis ou pode ser um exame falso-positivo. O exame confirmatório pode ser necessário.
Valores de VDRL de 1/1, 1/2 e 1/4 podem ser falso positivos e não significam que você tem sífilis. A confirmação com o teste treponêmico pode ser necessário. Se você já teve sífilis, o exame de VDRL poderá ficar sempre positivo mas em baixos títulos como 1/1, 1/2 e 1/4. É a cicatriz sorológica.
Gestante com VDRL 1:1, tratada adequadamente em gestação anterior, precisa tratar novamente? Se paciente e parceiro foram adequadamente tratados na gestação anterior e o casal permanece o mesmo, não há necessidade de tratamento novamente.
O VDRL em titulação baixa como 1/2 pode ser cicatriz sorológica como Dr Elmar lhe falou ou um falso positivo em caso de teste treponêmico negativo. No entanto também pode representar de fato Sífilis. É importante a avaliação do especialista para analisar o seu caso em específico e avaliar o risco real para o seu bebê.
Títulos baixos (1/1, 1/4) podem permanecer após o tratamento, caracterizando uma cicatriz sorológica. No líquor, um resultado VDRL reagente quase sempre indica uma infecção sifilítica passada ou presente no sistema nervoso central.
SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
O que significa 1 1.6 para sífilis?
Os valores de VDRL de 1/1, 1/2 e 1/4 podem ser falso positivos e necessitam de confirmação com o teste treponêmico. O valor de VDRL 1/16 não é devido a vacina para hepatite B e merece tratamento correto. Você está na fase latente da sífilis. Desta forma, não tem lesões ou sintomas.
O VDRL reagente com título igual ou superior a 1:16 é definido como doença e nestes casos o paciente deve ser tratado. É também o exame utilizado para seguimento (3 meses, 6 meses e um ano após o tratamento). Espera-se que os títulos apresentem queda para menor que 1:8 e negativem após um ano.
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.
A partir dos sintomas de sífilis, os médicos podem levantar a suspeita clínica nas fases primária, secundária ou terciária. A confirmação em si é feita em qualquer estágio (incluindo o da sífilis latente), por meio de exames de sangue específicos, como no caso do exame VDRL.
Geralmente o falso negativo para sífilis ocorre apenas no teste não treponêmico (VDRL por ex.) na fase secundária da doença, onde a quantidade de treponema é muito grande no sangue e pode causar um fenômeno chamado "pró-zona", que dá resultado falso negativo.
Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.
O exame de 1/1 pode ser um cicatriz sorológica se você já tratou a sífilis ou pode ser um exame falso-positivo. O exame confirmatório pode ser necessário. Proteja-se. Use preservativos.
Quando os títulos estão baixos, geralmente menores que 1:8, pode indicar infecção recente, sífilis tardia, cicatriz sorológica ou falso-positivos. Um paciente é considerado com cicatriz sorológica quando apresenta registro do adequado tratamento e comprovação do controle pós tratamento, demonstrando queda dos títulos.
“A terciária pode se manifestar na pessoa entre um ano e 40 anos depois do início da infecção. Esta é a forma mais grave e pode provocar lesões na pele, ossos e afetar o sistema nervoso e cardiovascular”, destaca a médica.
Sífilis terciária: pode surgir de 2 a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sintomas como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Como saber se o resultado do exame de sífilis deu positivo?
O resultado é considerado positivo para sífilis quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que, mesmo diluindo o sangue em 16 vezes, ainda é possível identificar anticorpos para a bactéria. Nesse caso, o médico deve ser consultado com urgência para que o tratamento seja iniciado rapidamente.
O seu resultado é dado em formas de diluição, ou seja, um resultado 1/8 (1:8) significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes.
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má formação do feto.