O Limite Inferior Explosivo (LEL) é a concentração mais baixa de um gás ou vapor que se queimará no ar. O Limite Inferior Explosivo (LEL) varia de gás para gás, mas para a maioria dos gases inflamáveis é inferior a 5% em volume.
O termo Gás LEL vem do inglês (Lower Explosive Limit), e refere-se ao “Limite Inferior de Explosividade”. Para que uma atmosfera se torne inflamável ou explosiva, deve haver uma mistura de oxigênio (presente no ar) com o gás combustível, numa determinada proporção.
Nenhum Efeito (8 ppm x 8 horas); Irritação moderada nos olhos e garganta (50 a 100 ppm x 1 hora); Forte irritação (200 a 300 ppm x 1 hora); Inconsciência e morte por paralisia respiratória (500 a 700 ppm x 1,5 hora);
É a concentração entre os quais uma mistura gasosa é explosiva ou inflamável. Essas misturas são expressas em percentagens em relação ao volume de gás ou vapor no ar, e são determinados a pressão e temperaturas normais para cada substância.
Qual é o limite de tolerância de monóxido de carbono?
Monóxido de Carbono – Normas e regulamentações para controle
Entre elas, podemos citar a NR 15, que estabelece como nível de tolerância de CO a quantidade de 39 ppm ou 43 mg/m3. 10.000 ppm: Inconsciência imediata. Morte em um minuto. 6.400 ppm: Morte em 10 a 15 minutos.
Esse detector de 4 gases é multifunções que realiza medição de oxigênio (O2) na faixa de 0 a 30% O₂, monóxido de carbono (CO) de 0 a 999 PPM, Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) de 0 a 100 PPM e Gases Combustíveis (EX) de 0 a 100% LEL.
Para que um gás possa entrar em combustão ele deve estar dentro da sua faixa de explosividade. Como já citado anteriormente, os gases inflamáveis são aqueles que ao entrarem em contato com o oxigênio e estando na presença de uma ignição podem entrar em combustão.
Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis. Estes ardem quando misturados com um oxidante e aproximados de uma fonte de ignição.
A explosividade, também designada por inflamabilidade, consiste no desencadeamento de um processo de combustão (reação de uma substância com o oxigénio) ao ultrapassar uma determinada temperatura (ponto de inflamação), por ação do calor ou de catalisadores.
Como deve ser feita a medição de gases em espaço confinado?
A medição deve ser feita a partir do lado de fora do local confinado, com o auxílio de uma sonda ou mangueira que deve estar conectada ao detector e ser inserida no interior do local. Então, de acordo com a densidade dos gases, é identificado o perigo.
São ambientes onde ocorrem a manipulação de substancias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. Estão presentes em áreas industriais, principalmente nos setores de petróleo, gás e mineração.
São definidos dois limites: Limite Inferior de Explosividade (LIE): É a menor concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável. Limite Superior de Explosividade (LSE): É a maior concentração de uma substância que misturada com o ar forma uma mistura inflamável.
A placa gás inflamável 2 é utilizada para identificação de cargas e armazenamento de produtos inflamáveis de classe 2. Evite multas, armazene produtos com segurança e transporte sua carga inflamável cumprindo a lei utilizando este sinal de identificação.
Zona 0: área em que a presença de uma mistura explosiva é contínua ou se dá por muito tempo; Zona 1: local em que a formação de uma mistura explosiva pode acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo; Zona 2: ambiente em que a probabilidade de acontecer uma mistura explosiva é baixa.
O que causa a explosão de um botijão de gás? Quando um botijão de gás não tem uma instalação apropriada ou falta uma manutenção de uso, pode ocorrer uma situação que é a grande responsável nos casos em que o botijão de gás estoura: o vazamento de gás.
“A inalação de monóxido de carbono é extremamente perigosa. Primeiramente porque o gás não tem cheiro, o que dificulta que a pessoa perceba que está inalando. Segundo porque o monóxido de carbono se liga à hemoglobina, proteína que é a responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.
Qual gás é considerado letal se inalado em grande quantidade?
A intoxicação por monóxido de carbono (CO) é uma das intoxicações fatais mais comuns, ocorrendo por inalação. CO é incolor e inodoro, resultante da combustão incompleta de hidrocarbonetos.