Elaborada pelo médico Cesare Lombroso, a teoria defendia a idéia da predisposição biológica do indivíduo à conduta anti-social, ao qual ele chamou de criminoso nato. Ao estudar os traços faciais e as compleições corporais desses indivíduos, Lombroso contribuiu para a elaboração do sistema de identificação forense.
2 Diz-se de ou indivíduo que, segundo a teoria de Lombroso, representa um tipo antropológico distinto, com os estigmas físicos e mentais definidos do criminoso. ETIMOLOGIA der do np Lombroso+i+ano.
Lombroso acreditava que o criminoso nato seria, na verdade, uma pessoa que possui uma patologia que a leva a ter condutas criminosas. A conclusão é que esse indivíduo deveria ser tratado e curado, como um doente. Ele não precisaria de cadeia, e sim de hospital, para que pudesse ser recuperado da sua anomalia.
A publicação do livro de Lombroso, O homem delinquente, em 1876, trouxe novos problemas para o direito penal. Foi colocada a questão do criminoso nato: um indivíduo anormal, diferente e perigoso, que já nasce criminoso.
Em sua teoria da criminalidade, Lombroso inter-relaciona o atavismo, a loucura moral e a epilepsia: o criminoso nato é um ser inferior, atávico, que não evolucionou, igual a uma criança ou a um louco moral, que ainda necessita de uma abertura ao mundo dos valores; é um indivíduo que, ademais, sofre alguma forma de ...
Cesare Lombroso (1835-1909), um sociólogo italiano trabalhando no final do século XIX, é muitas vezes chamado de "o pai da criminologia ". Ele foi um dos principais contribuintes para o positivismo biológico e fundou a escola italiana de criminologia.
Qual a principal contribuição de Lombroso no desenvolvimento da criminologia?
Sua principal contribuição para à Criminologia foi a sua teoria sobre o “homem delinquente”. Em síntese, a teoria contou com a análise de mais de 25 mil reclusos de prisões europeias. Além disso, seis mil delinquentes vivos e resultados de pelo menos quatrocentas autópsias (PABLOS DE MOLINA , 2013, p. 188).
Definição de Atavismo: O termo "atavismo" refere-se à reemergência de características ancestrais em um indivíduo. Lombroso acreditava que criminosos eram, essencialmente, "degenerados" ou "primitivos", apresentando traços físicos e comportamentais de estágios anteriores da evolução humana.
- ocasionais: geralmente esse tipo de criminoso são influenciados pelo meio de seu convívio, são levados pelas condições pessoais, eles costumam praticar crimes contra o patrimônio, como furtos, estelionatos entre outros, (SUMARIVA, 2017).
Cesare Lombroso escreveu a sua mais conhecida obra, "O Homem Delinquente", em 1876, tendo sido conhecido como o "pai" da Antropologia Criminal desde então. A ideia principal de suas teorias foi fundamentada nos estudos evolutivos e genéticos do final do século IX, acreditando em evidências físicas de um "atavismo".
Por que os estudos de Cesare Lombroso contribuíram para o aumento do preconceito?
Dessa forma, segundo a referida autora, percebe-se que os estudos positivistas de Lombroso foram responsáveis pela criação de controles sociais agressivos contra a população marginalizada pois essa seria, de acordo com o senso comum e as leis jurídicas, a que mais poderia trazer riscos aos bens e a ordem da sociedade.
O conceito da classificação de vítimas, segundo o pai da vitimologia, Benjamin Mendesohn. É considerado o pai da vitimologia, pois foi quem criou o termo “vitimologia”. Ele considera a área de estudo como ciência autônoma, fora da criminologia. Mendesohn classifica as vítimas de diversas maneiras.
Lombroso ansiou detectar as causas da criminalidade, e o fez através de pesquisas científico-empíricas das características físicas, fisiológicas e psicológicas do indivíduo criminoso.
Acreditava que os fora da lei nasciam com uma predisposição ao crime. A partir da análise e medição de algumas partes do corpo, Lombroso afirmava ser possível prever qual tipo de crime aquela pessoa realizaria.
Desse modo, pode-se afirmar que a Escola Positiva teve três fases: antropológica (Lombroso), sociológica (Ferri) e jurídica (Garófalo), das quais iremos discorrer mais adiante. Como já tido anteriormente, inúmeras foram as criticas à teoria do “criminoso nato” de Lombroso.
Segundo Guaracy Moreira Filho (2008), doutrinariamente se classifica a Criminologia como termo genérico que comporta as seguintes disciplinas: Sociologia Criminal (estuda as causas da criminalidade e da periculosidade que a propicia), Antropologia Criminal (estuda o homem delinquente, sua personalidade, sua ...
Com inicio no século XVIII, a criminologia surgiu de forma a buscar a origem da delinquência e a causa do delito, utilizando o método das ciências naturais, mais especificamente a etiologia, para explicar o crime.
Cesare Lombroso foi um criminologista e médico italiano do século XIX que se tornou famoso por seus estudos sobre a natureza do crime e dos criminosos.
Ferri ataca a doutrina clássica baseada no livre arbítrio e ressalta, dentre outros, o papel do ambiente familiar e social na gênese do delito. Trata-se do determinismo social, para o qual o delito é um fenômeno social determinado por causas naturais.
Nesse sentido, o termo cifra negra (zona obscura, "dark number" ou "ciffre noir") refere-se à porcentagem de crimes não solucionados ou punidos, à existência de um significativo número de infrações penais desconhecidas "oficialmente". Isso traz por consequência uma espécie de eleição de ocorrências e de infratores.