O lugol é um medicamento utilizado, na maioria das vezes, para repor alguma deficiência de iodo. Ele pode ser necessário para garantir o desenvolvimento e o pleno funcionamento do nosso metabolismo.
Lugol é uma solução com Iodo e iodeto de potássio, que fornece quantidades necessárias de Iodo para o organismo. Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide, equilibra a produção de hormônios e mantém o metabolismo. Cuida do sistema imunológico e previne doenças como o câncer.
Suplementos a base de iodo como a solução de Lugol e a SSKI possuem quantidades astronômicas de iodo! Enquanto uma gota de Lugol tem 6,35 mg, uma gota de SSKI tem 38,5 mg de iodo. Ou seja, uma gota de Lugol possui 42 vezes mais iodo do que o recomendado e uma gota de SSKI, 256 vezes.
A solução de Lugol vai colorir o colo do útero maduro e normal, mas não cora as áreas alteradas. Assim, de forma geral, um colo de útero completamente corado de marrom escuro pelo Lugol, é um colo saudável. O teste de Schiller pode ser realizado durante um exame ginecológico de rotina.
O corante Lugol é um corante de contraste, utilizado para melhorar a visualização de células em diversos tipos de exames, como endoscopia e colonoscopia. O corante deve ser mantido no frasco original, bem vedado, em temperatura ambiente e ao abrigo da luz.
A única recomendação para prescrição do Lugol é nos casos de pré-operatório de cirurgia para hipertireoidismo. Nesses casos a solução é usada para bloquear o funcionamento da glândula e reduzir vascularização, para evitar sangramentos durante a cirurgia.
O lugol é uma solução feita a partir de iodo e iodeto de potássio, diluído em água destilada. Ao adicionar pequenas gotas dessa solução em um polissacarídeo, irá produzir uma reação colorida, por exemplo, terá tom vermelho castanho com glicogênio e azul com o amido.
- Contribui para o metabolismo, para o bom funcionamento do sistema digestivo; - Essencial para os sistemas nervoso e cardiovascular; - Essencial no controle do índice metabólico do corpo humano; - Contribuir para a saúde dos cabelos e da pele; - Prevenir o hipotireoidismo.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).
Atenção! Em mulheres com doenças de tiroide, a toma de iodeto de potássio pode estar contraindicada. A situação deve ser sempre avaliada pelo médico assistente.
A solução de Lugol, devido ao seu efeito antisséptico, é utilizada principalmente para desinfecção da pele, na forma de solução aquosa de iodo para gargarejos, e também consumida para o tratamento da glândula tireoide.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
O lugol é um medicamento utilizado, na maioria das vezes, para repor alguma deficiência de iodo. Ele pode ser necessário para garantir o desenvolvimento e o pleno funcionamento do nosso metabolismo.
Entretanto, a quantidade diária necessária para o organismo humano é de apenas 100 a 250 microgramas, conforme alertam endocrinologistas da SBEM-SP. “Estão afirmando nas mídias sociais que temos insuficiência de iodo, sendo recomendado a ingestão do lugol, numa dose de até 9 gotas por dia.
Os principais alimentos ricos em iodo são os de origem marinha (ostras, moluscos, mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ...
A tireoidectomia, uma cirurgia para remover a glândula tireoide, é uma intervenção comum que levanta muitas questões e preocupações nos pacientes. A grande maioria das pessoas que se submetem a essa cirurgia levam uma vida completamente normal após o período de recuperação e ajuste dos hormônios.
A ausência da glândula tireoide implica na necessidade de reposição hormonal, pois o corpo deixa de produzir os hormônios essenciais para certas funções corporais.
Não à toa, o quadro é associado a problemas como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Por isso , a solução de Lugol NÃO deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação. Também NÃO se recomenda a prescrição de Lugol com o objetivo de melhorar o funcionamento tireoidiano.
➢ Solução de lugol: • dissolva 15 g de KI + 3 g de I2 em cerca de 800 mL de água destilada. Aqueça para facilitar a solubilização do I2, mas, Atenção, não respire os vapores durante a preparação, pois as emanações são tóxicas. Utilizando um balão volumétrico, complete o volume para 1,0 L com água destilada.
Após banhar o colo uterino com a solução de Lugol, deve-se observar o resultado: o surgimento de coloração marrom (escura ou clara) significa teste de Schiller negativo; a ausência de coloração indica teste positivo. Nos casos de condiloma, o teste de Schiller é sempre negativo.