1. さようなら (Sayōnara) さようなら (Sayōnara) é a expressão mais comum para dizer adeus em japonês. Ela é usada em situações formais e informais e pode ser traduzida como “adeus” ou “tchau”.
A palavra japonesa Sayonara, significa “adeus” em português, e é este significado que definitivamente deve fazer parte do dicionário dos corredores que querem melhorar sua performance!
Para muitos Japoneses, é conhecido como o "deus da gestão". Uma biografia de Matsushita, chamada Matsushita – Lições de liderança para o próximo milênio foi escrita pelo especialista estadunidense em gestão John Kotter em 1998.
A palavra “morte” em japonês é representada pelo kanji 死 (shi). Este kanji é composto por dois elementos: 歹, que simboliza “mau” ou “maléfico”, e 匕, que representa “colher” ou “espada”.
No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”. Acredita-se que esta reverência passou a ser usada em algum momento durante os períodos Asuka e Nara (538-794 dC) com a introdução do budismo chinês.
Usa-se essa expressão para chamar a atenção de alguém. Quando você se perde no caminho, você pode dizer SUMIMASEN para alguém que estiver próximo para pedir ajuda. Também podemos usar SUMIMASEN quando pedimos desculpas.
Um cumprimento bem informal em japonês para darmos boa tarde é o Chiwassu, com pronúncia “Tiwassu” e escrita “ちわっす”. Ele pode ser encurtado para Chiwa, com pronúncia tipo “Tiwa” e escrita “ちわ”.
Em OGENKI DESU KA (Como vai você?), OGENKI é um adjetivo GENKI (bem, animado/a, saudável) que vem acompanhado da partícula honorífica O. Para responder “Eu estou bem” é só dizer HAI, GENKI DESU. Não é necessário acrescentar a partícula honorífica O ao se referir a si mesmo.
TADAIMA é uma forma abreviada de uma frase que significa “Acabei de voltar para casa agora”. É uma expressão usada comumente quando alguém volta para casa. Mas, pode ser usada em outras ocasiões. Por exemplo, quando você retorna de um país estrangeiro, você diz TADAIMA para as pessoas que o recebem no aeroporto.
Origem da forma do radical de "divino" 示 ネ nos hanzi! #etimologia Qual a origem do radical dos kanji / hanzi para "deus" ou "divino" 礻? Este radical chinês aparece em muitos kanjis relacionados ao divino ou espiritual, como 神 ("deus") ou 祖 ("ancestral").
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
O caractere “mitsu”, que significa “congestionado” ou “denso” deriva da expressão “San-mitsu”, que foi central na abordagem japonesa de contenção da pandemia.