Margem de contribuição (MC) é a quantia de dinheiro entre a receita operacional bruta de uma empresa e todos os seus custos e despesas variáveis. O valor corresponde à cobertura dos demais gastos do negócio e deve ser suficiente, ainda, para dar lucro.
Margem de contribuição (MC) = Preço das vendas (PV) – (Custos Variáveis (CV) + (DV) Despesas Variáveis). Além disso, por meio dessa conta, são geradas informações sobre o lucro e o valor mínimo pelo qual um produto e/ou serviço pode ser vendido.
A margem de contribuição unitária serve para avaliar a saúde financeira da empresa. O objetivo da organização é que a MC seja alta o suficiente para cobrir os gastos das operações empresariais e, ainda, convertê-la em saldo positivo .
A MC é um cálculo, um resultado de uma subtração que fornece números sobre o que resta para pagar custos variáveis e fixos, além de apontar o lucro. Por isso o nome, “Margem de Contribuição”, pois ela contribui para a quitação de custos com obtenção de lucro.
Mas não é bem assim. A Margem de Contribuição é o valor destinado a pagar os custos variáveis daquele produto ou lote. A fórmula para chegar a esse número, você verá logo em seguida. Já o lucro, é o valor que sobra depois de pagar tudo que for necessário.
Margem de contribuição total é o valor de todas as receitas somadas e excluídos os custos e despesas fixos. A fórmula é a seguinte: MC = Receita – (CV + DV).
O cálculo da margem de contribuição já permite entender a situação financeira da empresa: um resultado negativo é sinal de prejuízo, mas, a partir de um resultado positivo, é possível calcular um ponto de equilíbrio.
A ideia dos mestres de cerimônia já era algo antigo, porém, sua ligação com o funk surgiu nesse período. Então, diversos artistas se lançaram naquele período como MC e cantavam funks que falavam sobre suas vidas nas comunidades.
Resposta: MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". ... Dependendo do gênero musical adotado (hip hop ou funk), o estilo de atuação do MC vai ser muito diferente. MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônia que se pronuncia "eme ci".
Como calcular a margem de lucro? Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.
A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.
Dizem os especialistas da Contabilizei que a margem de contribuição é considerada boa quando for suficiente para cobrir os gastos fixos de uma empresa e ainda gerar lucros.
Logo, quanto maior for o resultado da margem de contribuição em relação às despesas fixas, mais lucrativo é o negócio. Do contrário, se o ganho bruto for menor que as despesas da empresa, significa que o empreendedor está tendo prejuízo.
Qual a importância da margem de contribuição MC como indicador da performance de um negócio?
A margem de contribuição é fundamental para as tomadas de decisões das empresas. Com esse indicador, podemos entender se a empresa está conseguindo vender de maneira efetiva seus produtos ou serviços e ainda cobrir seus gastos. Além disso, é inevitável para a compreensão do lucro da empresa.
Assim, é possível dizer que, do valor das vendas (total ou unitário), um percentual X é de margem de contribuição. Usando o exemplo do cabeleireiro: caso as vendas somem R$ 5 mil no mês e os custos e despesas variáveis totalizem R$ 2 mil, sua margem de contribuição total será de R$ 3 mil.
Mac e Mc derivam do antigo celta “makko-s” que significa filho(a). Trata-se de um patronímico: prefixo ou sufixo que se refere ao pai. McArthur ou McDonald são sobrenomes, mas já significaram “filho de Arthur” ou “filho de Donald”. Você, por exemplo, seria Mc (nome do seu pai).
No contexto geral, NC é uma abreviação para "não consta" ou "não especificado". É comumente utilizado em documentos, formulários ou registros quando não há informação disponível ou quando algo não está especificado.