É uma expressão usada para dizer que algo não é incrível; que algo é mais ou menos; algo foi feito às pressas ou de qualquer jeito; algo que está no meio, não é bom nem ruim.
Hoje, 'meia-boca' é adjetivo, mas a palavra nasceu da expressão 'à meia boca', vinda do italiano 'a mezza bocca' (século XVII), que significa 'fala tímida, mal articulada ou reservada'. Quem fala algo com orgulho, em alto e bom som, fala “com a boca cheia”.
Ponto de drogas, popularmente chamado de boca de fumo, refere-se ao local, geralmente um barraco ou botequim, onde é feita a venda de drogas ilícitas tais como maconha, cocaína, loló, key e crack.
Representação gráfica desse número (12, em algarismos arábicos; XII, em algarismos romanos). EXPRESSÕES Cortar um doze , coloq : passar por grandes apuros.
Veja alguns pontos que podem ajudar a identificar um relacionamento "meia-boca": Falta de comunicação - Quando o casal não conversa mais e cada um não expressa o que sente, o que pensa ou quer. Falta de planos em longo prazo - Um bom termômetro é quando o casal não faz mais planos em comum para o futuro.
1. Palavras ou expressões evasivas, cheias de subterfúgios, para não abordar um assunto de maneira direta, objetiva: Ele não se explica direito, é homem de meias-palavras.
Pagar o pato: essa expressão é usada para dizer que uma pessoa foi enganada ou que vai arcar com as consequências de algum ato deliberado. Reza a lenda que ela surgiu num conto do italiano Giovani Bracciolini, no qual um camponês vende um pato a uma mulher em troca de sexo.
É um nome popular na história bíblica, sendo usado para se referir a mulheres fortes e leais a Deus. O nome Lia também é usado em vários países, como Itália, Espanha, Croácia e Polônia.
EXPRESSÕES Com um quente e dois fervendo , coloq : a) extremamente irritado; b) a toda pressa. Estar de miolo quente , coloq : estar encolerizado. Estar quente , coloq : a) em certas brincadeiras infantis, estar próximo ao objeto ou à pessoa que se procura; b) estar prestes a descobrir algo.
Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.
2. Meia tigela. O dicionário de expressões (anti) racistas explica que a expressão faz referência aos negros escravizados que trabalhavam à força nas minas de ouro e que, quando não conseguiam cumprir as metas estabelecidas pelo escravizador, recebiam metade da tigela de comida e ganhavam o apelido de "meia tigela".
Valetes: Duas pessoas que dormem na mesma cama, com as cabeças opostas; Verme: Polícia em geral; Xis: O mesmo que cela; Zé Povinho: Quem não participa do regime de relações do PCC, mas também não é "coisa".
Portanto vamos a mais alguns exemplos de gírias de maconheiro: Um banza é um beck, que é uma gíria pra cigarro de maconha. Já um bud, é uma gíria pra camarão, que no entanto é uma gíria pra flor da maconha. Além disso, quando a pessoa fala que “O cone bateu”, é que um banza muito bem bolado causou o efeito desejado.