Seria o lugar em que, segundo o livro de Números, o povo hebreu discutiu com Moisés por causa da falta de água. "Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles."
para o respectivo versículo simétrico, no versículo 7 temos nesse mes- mo lugar em que sentiram sede, o Senhor os dá de beber, recebendo um novo nome o lugar onde o povo murmurou contra Deus – Massá e Meribá, que significa Prova e Contenda (lugar – solução – nome novo).
“Águas de Meribá” é o nome que foi dado ao lugar onde Moisés bateu por duas vezes com o seu cajado no Rochedo fazendo jorrar água em abundância e ali o SENHOR resplandeceu a sua SANTIDADE. Naquele momento, naquele lugar, chamado de Águas de Meribá, a Água significou a Vida para aquela gente.
Saiba mais sobre nós. Miriã morre — Moisés fere a rocha em Meribá e faz dela sair água — O rei de Edom se recusa a permitir que Israel passe pacificamente por sua terra — Aarão morre, e Eleazar se torna o sumo sacerdote.
O nome vem do hebraico be'er xeba' e significa “poço das sete” (ovelhas) ou “poço do juramento” (Gênesis 21,31). Esta localidade aparece nos textos do tempo das mães e dos pais. As tribos israelitas, em especial a Grande Judá, veneram este local como lugar de culto.
HEBRAICO DIÁRIO ⎢ As águas de Meribá #2 - Contra Moisés e Arão (Nm 20:2) ⎢ Paulo Won
Por que Abraão plantou uma Tamargueira no deserto?
Era o apelo profético que anunciava os juízos de Deus sobre várias cidades cujos habitantes haviam caído na maldade e na incredulidade. Elas seriam desoladas. A tamargueira ou arbusto, conforme versões modernas, indicava simbolicamente a resistência incomum diante de adversidades.
Quem foi Barzilai? Barzilai na Bíblia era um grande amigo de Davi. Quando Davi fugia do seu filho Absalão que queria seu trono e por isso queria matar Davi. O nome Absalão significa “pai é de paz”.
Pois quando toda a comunidade de Israel se rebelou nas águas do deserto de Zim, fostes os dois, desobedientes à minha ordem para honrar minha santidade perante o povo!” Este fato ocorreu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim.
Então golpeou duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância. Mas a atitude de Moisés e Aarão descontentou a Deus, que lhes disse: “Visto que não acreditastes em Mim para manifestar a minha santidade aos olhos dos israelitas, não introduzireis esta assembleia na terra que lhe vou dar” (Nm 20, 12).
Deus havia dito que estaria na rocha, então milagrosamente a água fluiu para o povo dEle. Mas observe que Paulo não estava enfocando principalmente na rocha física que Moisés golpeou e da qual jorrou água, mas na “Rocha espiritual que os acompanhava” — essa Pedra, ou Rocha, era Jesus Cristo.
O deserto de Zim (em hebraico: מִדְבַּר סִין, Midbar Sin) é uma área geográfica mencionada na Bíblia como estando entre Elim e o Monte Sinai. Sim não se refere à pecaminosidade, mas é um palavra não traduzível que poderia ser traduzida como a lua.
Mara (em hebraico: מָרָה, cujo significado é "amargo") é um dos locais que a Torá identifica como tendo sido percorrida pelos israelitas, durante o Êxodo. "A água de Mara", gravura de Gérard Jollain, 1670.
Bata na rocha, e dela sairá água; e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel. E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da discussão dos filhos de Israel e porque tentaram o SENHOR, dizendo: — Está o SENHOR no meio de nós ou não?
Por que Moisés não pode entrar na terra prometida?
Por que isso aconteceu com Moisés? A razão de Moisés não entrar em Canaã é explicada claramente em Deuteronômio 32:51 - "Pois fostes infiéis a mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, não santificando o meu nome no meio deles".
A narrativa conclui: “São estas as águas de Meribá [que significa 'contender'] porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e o Senhor se santificou neles” (Números 20:13). Fontes bíblicas atribuem à palavra meribá significados como contenda ou amargura.
Isso aconteceu em Meribá, onde o povo de Israel reclamou contra Deus, o SENHOR, e onde Deus lhes deu uma prova do seu santo poder. Da cidade de Cades, Moisés enviou alguns mensageiros que foram dizer ao rei de Edom o seguinte: — Esta mensagem é dos seus parentes, as tribos de Israel.
Sede: nova contenda com Moisés, ele recorre novamente a Deus. Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.
Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água.
O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma.
O próprio nome é um ponto de partida, tanto da etimologia hebraica do vocábulo quanto de sua evolução histórica e linguística. Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes.
Esse nome se originou do “pau de ferro”, uma árvore fortíssima e pesadíssima. “Brasil” em hebraico é escrito assim: ברזיל ; e a palavra “ferro” assim: ברזל (barzel). São idênticas, tendo “Brazil” o acréscimo da pequenina letra (iod). Há uma história que traz a importância do nosso nome e nossa missão.
Acazias fica chocado com a revelação que Barzilai lhe faz, sobre a encomenda de sua morte. Hannibal diz que agiu a mando da rainha. Jezabel confirma a versão de Hannibal, e Acazias decreta a morte imediata de Barzilai e Baruch; os sentenciados reagem, e todos se enfrentam com espadas.