Qual o significado da NR 10?
O que é a NR 10? A NR 10 — “Segurança em instalações e serviços em eletricidade” — é a Norma Regulamentadora que tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas.Quais são os principais pontos da NR 10?
Os principais pontos que podemos encontrar na NR 10, são:
- Medidas de controle;
- Medidas de proteção coletiva;
- Medidas de proteção individual;
- Segurança em projetos;
- Segurança na construção, montagem, operação e manutenção;
- Segurança em instalações elétricas desenergizadas;
- Segurança em instalações elétricas energizadas;
Quem deve cumprir a NR 10?
Tanto o empregador quanto o trabalhador rural devem cumprir as orientação da NR 10.Onde a NR 10 não se aplica?
A NR 10 não se aplica às instalações elétricas de Extra-baixa Tensão, apesar de o referido termo, EBT, estar presente na norma.#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-10 - Serviços em Eletricidade
Quais são os 3 tipos de zonas de controle na NR 10?
Considerando a análise referente às distâncias estabelecidas pela NR-10, podemos afirmar que além das Zr – Zona de risco, ZC – Zona controlada e Zl – Zona livre, é necessário calcular uma outra distância para se definir o limite de proteção ao risco de arco elétrico.Quais empresas devem seguir a NR 10?
A NR-10 é aplicável em todas as atividades que envolvam a geração, transmissão, distribuição e consumo, bem como as etapas de projeto, construção, montagem, operação, e manutenção das instalações elétricas e de suas proximidades.Quem é obrigado a fazer o curso de NR 10?
O treinamento de NR10 é obrigatório para profissionais e funcionários que de alguma forma irão interagir em instalações ou serviços com eletricidade, os mais comuns são profissionais eletricistas, eletrotécnicos, eletromecânicos e engenheiros eletricistas.Qual o nível mínimo de tensão a que se aplica a NR 10?
A primeira classificação de tensão, segundo a NR-10, não deve ultrapassar o valor de 50 volts para tipos de corrente alternada, ou, nos casos de corrente contínua, não pode ser maior que 120 volts, entre fases ou entre fase e terra.Quem pode ministrar o NR 10?
Os assuntos de eletricidade podem ser dados por profissionais da área elétrica, mesmo que não sejam especializados em segurança (eles possuem habilitação legal para isso).Qual a validade do NR 10?
Portanto, o curso da NR 10 tem validade máxima de 2 anos (24 meses).Quais são as 5 regras de ouro da NR 10?
Essas regras valem ouro!
- Você sabia que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento dessas regras? Vamos aprender e nunca mais esquecer: 1° - Desligar.
- 2° - Bloquear.
- 3º - Testar.
- 4° - Aterrar.
- 5° - Sinalizar.
Qual a carga horária da NR 10?
A NR 10 prevê que o treinamento Básico deve possuir, no mínimo, 40 horas de conteúdo programático. Já o de Reciclagem deve ter a carga horária e o conteúdo de acordo com a necessidade que o motivou, conforme vimos no levantamento do item anterior.Qual é o foco principal da NR 10?
O principal objetivo da norma regulamentadora NR 10 é minimizar os riscos associados ao uso de energia elétrica para promover segurança e saúde aos colaboradores que trabalham com eletricidade.Quais são as principais exigências da NR 10?
Resumo NR 10 com as principais exigências
- Medidas de controle.
- Medidas de proteção coletiva.
- Medidas de proteção individual.
- Segurança em projetos.
- Segurança na construção, montagem, operação e manutenção.
- Sinalização de segurança.
- Procedimentos de trabalho.
- Segurança em instalações elétricas desenergizadas.
Quem fiscaliza a NR 10?
Com isso, a NR-10 foi revisada pela Portaria SSMT n° 12, de 6 de junho de 1983. A principal alteração dessa primeira revisão diz respeito à inclusão da referência às normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, supletivamente, às normas internacionais vigentes.Quais são as 3 faixas de tensão?
Níveis de tensão no Brasil
- Definição: Tensões superiores a 50 volts em corrente alternada (VCA) ou 120 volts em corrente contínua (VCC) e até 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua.
- Aplicações Comuns: Utilizada em sistemas residenciais, comerciais e pequenas instalações industriais.