Nos textos jurídicos e administrativos que demandem segurança especial, valores monetários, porcentagem, números quantitativos e números que expressem unidades e grandezas devem ser escritos duplamente: em algarismo seguido da forma por extenso, colocada entre parênteses.
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo.
Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.
Um parêntese ou parêntesis (do grego παρένθεσις, "inserção") são utilizados para interpor uma palavra, expressão ou frase num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial. A característica fundamental dos parênteses é não afetarem a estrutura sintática dos períodos em que são inseridos.
Os parênteses ( ) são um sinal de pontuação usado para isolar um enunciado que intercala outro enunciado, servindo de complemento ou explicação, mas não sendo essencial. O sinal gráfico dos parênteses. Os parênteses ( ) são um sinal de pontuação usado para isolar um enunciado acessório que intercala outro enunciado.
Uma expressão numérica pode também ser escrita utilizando { } chaves, [ ] colchetes e ( ) parênteses. Esses sinais indicam preferência para a realização das operações, assim ao resolver uma expressão, inicia-se resolvendo os parênteses, colchetes e por último as chaves.
Reticências são o sinal de pontuação usado para indicar, principalmente, hesitação ou interrupção no enunciado, deixando implícito que existe uma lacuna no discurso. As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida.
Parênteses triplos, também conhecidos como (((eco))), ou, em inglês, (((echo))), são um símbolo antissemita usado para destacar o nome de pessoas de ascendência judaica ou de organizações que se supõe pertencerem a judeus.
Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.
Em primeiro lugar, resolvemos as operações dentro dos parênteses: primeiro a multiplicação, depois a subtração. Em segundo lugar, resolvemos as operações dentro dos colchetes: primeiro a divisão, depois a adição. Em terceiro lugar, resolvemos a operação dentro das chaves.
Quando não ocorrer a presença de parênteses nas operações, devemos proceder da seguinte maneira: Quando os sinais dos números são iguais, devemos adicionar mantendo o sinal dos números. Quando os sinais são diferentes, devemos subtrair os números mantendo o sinal do número maior.
Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.
Em 1734, em Portugal, João de Morais Madureira Feijó publicou Ortographia ou arte de escrever e pronunciar com acerto a lingua portugueza, obra em que já fala nos dois pontos e no ponto e vírgula. Dá o parêntesis com a forma atual.
Em que casos a forma entre parênteses deve ficar no singular?
Use parêntese para o singular e parênteses para o plural: abrir parêntese, fechar parêntese, entre parênteses. O conjunto, mesmo no sentido figurado, fica no singular: Faça um parêntese. / O parêntese estava no fim da página.
Assim, substituir inicialmente as letras pelos parênteses é uma etapa que aparenta ser desnecessária, mas que, no momento do cálculo, mostrará a sua importância: um procedimento que diminui a possibilidade da ocorrência de erros nas operações, principalmente em relação ao jogo de sinais que sempre acontece nas ...
Utilizados no meio e no fim de uma oração, e muito raramente no início de um parágrafo, os parênteses interrompem as frases com apartes, interpelações, sugestões, explicações, definições, ideias subsidiárias ou alternativas, citações bibliográficas, números de páginas, comentários, ressalvas, siglas, etc.