Espiritualidade e Intuição: Em algumas tradições espirituais, os cavalos são associados a uma conexão mais profunda com a intuição e o mundo espiritual. Eles representam a sabedoria interior e a capacidade de acessar níveis mais elevados de consciência.
1 Lugar de crucificações (Gólgota ou monte Calvário) situado nos arredores de Jerusalém, onde Jesus Cristo foi martirizado e morto. 2 por ext Elevação de terreno, outeiro, em que se planta uma cruz para representar esse lugar.
Como veículo ou montada do homem, o cavalo tem o seu destino interligado ao dos seres humanos. Durante o dia, é o cavaleiro que conduz o cavalo, mas à noite é o cavalo que na escuridão dirige os destinos do homem e assim se torna vidente e guia.
Energias: Liberdade e Movimento: Os cavalos são conhecidos por sua graça e velocidade, simbolizando a liberdade e a capacidade de se mover rapidamente. Como animal de poder, o cavalo pode representar a busca pela liberdade e a habilidade de avançar na vida.
Determinação e Persistência: Os cavalos são animais conhecidos por sua determinação e persistência. Eles são símbolos de perseverança e da capacidade de enfrentar desafios com coragem e dedicação. Um quadro de cavalo pode inspirar a persistência e a busca pelos objetivos, lembrando-nos de nunca desistir.
"Esses animais são dotados de uma sensibilidade excepcional, frequentemente referida como um sexto sentido. Sua percepção é aguçada: possuem visão apurada, olfato sensível, tato apreciável, audição aguçada e um senso de paladar apurado", explica Andréia Kely R.
O devir exu-cavalo-de-santo é quando o humano entra em um agenciamento com exu, quando ocorre uma aliança entre os dois onde se estabelecem trocas “intensivas”.
Cavalos são animais de natureza livre, espírito gregário, embora tenham sido domados de acordo com interesses humanos, especialmente a guerra. Por essa razão, seu simbolismo está ligado a riqueza, poder e dominação. Cavalos como símbolo representam imponência, altivez, sensibilidade, instinto.
Cavalo: É o símbolo da jornada xamânica, a medicina do poder interior. Traz liberdade de espírito, clarividência e nos mostra como levar nossa vida com calma e dignidade, facilitando o acesso ao nosso próprio poder e incentivando novos projetos e ideais.
É importante ressaltar que o cavalo, para Jung (1991), representa a parte psíquica do inconsciente. Ele enfatiza a presença desse animal no folclore e explica que há os cavalos denominados clarividentes e os clariaudientes, que podem falar, inclusive.
O arquétipo do cavalo significa; força, vitalidade, controle mental e cooperação que, em contraste leva a pessoa a uma onda de instintos. Por outro lado um cavalo esta sujeito ao pânico, como todas as criaturas instintivas que carecem de uma consciência superior para domá-las.
O cavalo Feng Shui é o símbolo de proteção e sucesso. Colocar em casa ou no escritório pode trazer sorte e boa sorte, proteger sua casa e afastar a má sorte.
O cavalo tem enorme importância na história do homem. Serviu de transporte como montaria, ou puxando carroças, carruagens, bondes. Moveu o arado, foi usado nas guerras. Por isso esse animal, símbolo de força e beleza está no programa desse sábado (27).
Além de transporte do ser humano, o cavalo é usado no transporte de cargas e no trabalho com o gado. Nos dias atuais, é muito usado também em: hipismo, adestramento, polo, salto, vaquejada e rodeio.
O termo cavalo é utilizado quando se faz uma referência a uma pessoa no estado de transe com sua entidade, ai fala-se "fulano é cavalo de pai Benedito" - ou então, quando a frase é dita ao guia, "tomar conta" ou "não maltratar o seu cavalo" e, por fim, quando o próprio guia fala "o meu cavalo".
As referências que se lêem nas Sagradas Escrituras dizem respeito ao cavalo de guerra, à exceção, talvez, da passagem de is 28.28, onde se mencionam cavalos para fazer a debulha do trigo. A bela descrição poética em Jó 39.19 a 25 aplica-se somente ao cavalo de guerra. os primitivos hebreus não tinham cavalos.
De forma geral, os cavalos são símbolos de poder, força, liberdade, virilidade, velocidade, autoconfiança, espiritualidade e beleza. Em algumas culturas, o cavalo é uma poderosa figura que representa os desejos humanos mais impulsivos.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
A palavra enxu em tupi-guarani significa literalmente "abelha negra", também sendo conhecida na literatura as rupitelas desta palavra exu, eixu, eichu, enxu, enchú, inchú, eixuí, eichuí, enxuí, inxú, inxuí e cabaxuí.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Um cavalo pode nos ensinar muito. Responsabilidade, paciência, calma, persistên- cia e principalmente respeito ao próximo. Vejo muitos proprietários que consideram seus cavalos “objetos de satisfação e prazer”, e vivem a vida do cavalo somente quando lhes interessa, quando dá vontade e quando precisam por algum motivo.
26 – Cavalo calçado, dono apeado. 27 – Cavalo castanho escuro, pisa no mole e no duro, mas traz o dono seguro. 28 – Cavalo de dois pêlos, nem tê-los, nem mantê-los. 29 – Cavalo de mão branca, manca.
Eles possuem uma visão periférica muito ampla, sendo capazes de identificar ameaças facilmente. Por outro lado, a posição lateralizada de seus olhos restringe sua visão binocular, ou seja, as áreas em que ambos os olhos “alcançam”. Na prática, isso significa que o seu senso de profundidade é bastante limitado.