É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão. Conhecido como um espírito bondoso e divertido, Zé Pilintra é frequentemente invocado para ajudar a proteger crianças e jovens, bem como para trazer alegria e diversão à vida das pessoas.
De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.
Muitas vezes, eles não usam esse poder persuasivo, mas quando decidem usá-lo, podem causar grandes estragos. Quais são os nomes masculinos dos Malandros? Nomes masculinos: Zé Pilintra, Zé da Luz, Zé Malandro, Camisa Preta, Zé do Coco, Sete Navalhas, entre outros.
Bendito seja o Senhor do Bonfim. Bendita seja a Imaculada Conceição. Salve Zé Pelintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade. Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia.
O carioca @pklord7 viralizou na rede vizinha mostrando um ritual onde ele incorpora a entidade "Zé Pilintra". Em seu perfil, surgiram vários comentários elogiando o corpo do rapaz e deixando a religião em segundo plano.
Zé pelintra é um espírito muito iluminado, tanto que também se manifesta nos centros espíritas kardecistas, mesmo sua grande maioria dizendo o contrário, porém ele não vem com aquelas características de malandro com que ele se apresenta na umbanda e sim como um mentor.
Ebó para Zé Pelintra: passo a passo para a oferenda dar certo. Num prato de papelão de tamanho médio, coloque arroz com lentilhas e tiras de cebola frita, três fatias enroladas de presunto defumado e farofa de ovo. Tudo isso deve ser acompanhado de um copinho pequeno de papelão com um pouco de cachaça.
Zé Pilintra foi assassinado com uma punhalada nas costas, traiçoeiramente, lógico. Tinha que ser pelas costas, porque pela frente ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Não se sabe ao certo quem o matou. Alguns dizem que foi uma mulher enciumada, outros dizem que foi atingido por um desafeto.
Orixá da traquinagem, da brincadeira e da diversão, ele é considerado o patrono dos bares, dos locais de jogo e das sarjetas. Sua imagem é a personificação do malandro: terno branco, sapatos bicolores, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá com fita vermelha ou preta.
Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros.
Lei aprovada no ano passado criou o Dia do Zé Pelintra, que é comemorado nesta sexta-feira (7). Objetivo é festejar a entidade, mas também fortalecer religiões e instituições que sofrem com a intolerância, racismo e xenofobia.
Neste livro, continuamos acompanhando as aventuras do malandro Zé Pelintra das Almas, que morreu apunhalado pelas costas, depois que sua esposa Tereza, havia também falecido em uma emboscada que, na verdade, era para ele.
Descrição. Zé Pelintra é nossa hefeweizenbier, cerveja de trigo, com o tradicional aroma de banana e cravo proveniente da esterificação produzida na fermentação da cerveja. Uma cerveja clara e turva, com Corpo médio-alto, e sabor marcante para os apreciadores do estilo.
Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente. E o malandro negro capoeirista que relembra a exclusão de personagens humildes.
Zé Pelintra acabou indo morar no Rio de Janeiro, onde se encaixou muito bem na boemia carioca. Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.
Tratava-se de um homem vestido com um terno branco e um chapéu: Zé Pelintra, outra entidade, que forneceu à protegida uma navalha para se defender. Não por acaso, Maria é definida como "mulher de seu Zé" no mesmo ponto citado antes.
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.