O desenho da pessoa no Teste HTP é considerado uma expressão do self do indivíduo. A análise desse desenho pode revelar aspectos da autoimagem, das emoções, dos conflitos internos, das habilidades sociais e das relações interpessoais do exame.
O HTP (do inglês, house, tree, person) foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.
O desenho da pessoa tem a ver com o autoconceito de si mesmo e o especialista deve levar em conta detalhes como quem está desenhando, quais partes do corpo escolheu, como estão localizadas ou em que parte do papel está o desenho, entre outras coisas.
O que significa desenhar uma pessoa na psicologia?
O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.
É solicitado que o avaliado realize desenhos de casa, árvore e pessoa. Daí o nome HTP - House (casa) - Tree (árvore) - Person (pessoa). É um teste projetivo que somente os psicólogos podem aplicar, pode até ser uma brincadeira de criança, mas é para analisar elementos da personalidade.
Teste HTP - o que é o teste da casa, árvore e pessoa? Como o psicólogo avalia a personalidade?
Para que serve o teste do desenho da figura humana?
O Desenho da Figura Humana (DFH) é usado para avaliação intelectual infantil, mas esta finalidade não é considerada apropriada para os adultos. Os analfabetos, em geral, apresentam desenhos empobrecidos comparados aos de adultos alfabetizados.
Como saber a personalidade de uma pessoa pelo desenho?
Significados do Desenho no Papel. Quando a criança vai desenhar no papel, pode nos dizer qual o seu estado de ânimos. Se ela começa a fazer um desenho, mas não gosta dele ela risca, e começa outro com o mesmo papel, revela que a criança tem uma certa agressividade.
Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.
O teste da árvore faz parte do teste HTP onde é avaliado traços de personalidade. É um instrumento bem eficaz porém não podemos se basear somente nele.
TELHADO: Os dados empíricos obtidos através do H-T-P indicam que o telhado da casa pode ser empregado pelos sujeitos para simbolizar a área de fantasia da vida.
O que significam os desenhos nos testes psicológicos?
Sim, o desenho é uma expressão de comunicação não verbal, por isso pode ser utilizado para avaliar atitudes, pensamentos, sentimentos, nível cognitivo, nível psicológico e psicossocial, além de ser indicativo para algumas patologias.
O desenho da casa está relacionado à noção de segurança, conforto e estabilidade emocional do indivíduo. A forma, os detalhes e a localização no espaço podem indicar a percepção da pessoa sobre seu ambiente familiar, suas relações interpessoais, sua sensação de pertencimento e sua estrutura psíquica.
O HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica e proporciona uma compreensão dinâmica das características e do funcionamento do individuo (Buck, 2003).
O que significa desenhar uma árvore na psicologia?
Quando desenhadas em proporção, indicam que há um bom desenvolvimento emocional e que a criança se sente amada e aceita. De fato, uma árvore com muitas raízes é geralmente um sinal de um apego positivo. No entanto, crianças com menos de 9 anos de idade às vezes não desenham as raízes.
O teste projetivo HTP (House-Tree-Person) ou Casa-Árvore-Pessoa, que consiste em fazer o paciente desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa, é amplamente utilizado por psicólogos clínicos e educacionais para avaliação da personalidade e detecção de indicadores de transtornos psicológicos.
Cada imagem tem um significado diferente: a casa projeta a situação familiar presente, a árvore é o conceito mais profundo ou interior de nós mesmos e a pessoa é uma espécie de autorretrato ou autoimagem que inclui a nossa consciência e mecanismos de defesa. A localização de cada objeto na folha também é analisada.
Porque desenhar uma pessoa na entrevista de emprego?
O desenho tem de ser natural e deve ser feito com uma caneta ou lápis, num local calmo onde a pessoa se sinta confortável. O objetivo do teste é poder analisar como o indivíduo expressa o seu mundo inconsciente não através de palavras, mas sim através destas representações gráficas.
Rabiscar rostos pode ser uma maneira de lidar com a complexidade da identificação com figuras humanas. Elas podem estar tentando entender características faciais e emocionais, ou expressar sentimentos que ainda não conseguem verbalizar.
Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.
O fato é que o símbolo (ou algo parecido com ele) teve vários formatos ao longo da história, e já representou a imortalidade, a coragem, a vitalidade, e claro, o amor. Confira algumas versões da figura e seus significados.
casa reflete características do indivíduo e da cultura ao mesmo tempo. Nesses dois campos, individual e cultural, ela representa uma fronteira entre o interno e o externo, o pessoal e o coletivo. A casa física é abrigo, proteção, repouso, reorganização para novos enfrentamentos do dia a dia.