O termo follow up é originário da língua inglesa e significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando relacionado a vendas, portanto, significa acompanhar um cliente, desde o momento em que ele se tornou lead até o pós-venda.
Follow up é o nome dado à técnica de acompanhamento dos clientes durante o processo de vendas pela equipe. De uma forma geral, o follow up funciona como um cronograma de contatos com o cliente. A cada contato feito, o vendedor programa o próximo, garantindo uma rotina de constantes interações.
O que é follow up? Follow up é uma expressão em inglês, que significa acompanhar ou fazer um acompanhamento. Ou seja, quando alguém realiza um follow up, na verdade, ela está acompanhando um contato que já foi feito para obter uma resposta.
Apesar disso, a expressão é também muitas vezes utilizada para outras situações que não envolvem vendas, como por exemplo: “Vou fazer follow-up com João para saber se ele resolveu o problema dos dados”.
Para quem não conhece, o termo “Follow-up” refere- se à continuidade do cuidado prematuro de risco após a alta hospitalar, visando garantir uma intervenção imediata, caso seja necessário.
O que é Follow up? Como fazer? Conheça os benefícios dessa estratégia de atendimento em vendas
Quais são as vantagens do follow-up?
Vantagens do follow-up
Com o acompanhamento você consegue definir em qual etapa ele está e entender melhor o interesse do seu lead e qual o melhor caminho seguir para que ele chegue a finalizar uma compra ou tomar a decisão esperada.
O termo follow up é originário da língua inglesa e significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando relacionado a vendas, portanto, significa acompanhar um cliente, desde o momento em que ele se tornou lead até o pós-venda.
Tenha iniciativa. 80% das vendas necessitam de cerca de 5 Follow Up para se concretizarem, mas 44% dos vendedores desistem de fazê-lo após o primeiro contato. Para ter sucesso em suas vendas, você precisa ter iniciativa e fazer Follow Up constantemente com seus leads.
Para fazer o follow-up, é vital manter o histórico de interações atualizado, enviar uma apresentação da empresa logo após a prospecção, acompanhar o retorno dos clientes, responder tudo em até um dia, agradecer ao concluir a venda e marcar reuniões após a finalização do negócio.
O feedback funciona como uma avaliação sobre a performance de um profissional ou equipe. Oferece a informação. Já o follow up é um acompanhamento pós-venda que busca informação. Acontece, por exemplo, quando sua empresa quer saber se certo cliente tem alguma crítica sobre o produto que comprou.
A palavra é o antônimo de follow, que em português é “seguir”, no sentido de “adicionar”. Ainda assim, seu significado vai além de sua tradução. Hoje em dia, é comum ouvir dizer que uma pessoa deu unfollow no ex-namorado depois que terminaram, ou que um amigo parou de falar com o outro e por isso deu unfollow.
Follow-up é uma ferramenta utilizada para acompanhar etapas no processo de vendas. Seu principal objetivo é manter o lead ou potencial cliente engajado com a empresa, e, assim, dar continuidade ao processo comercial.
Follow-up se refere ao acompanhamento de um cliente ou prospect durante a fase final de um processo de vendas. Recomendados para produtos ou serviços de venda complexas, os follow-ups nada mais são do que contatos realizados com o objetivo de concluir uma compra ou contração.
Já em um contexto de trabalho, follow up pode ser usado para falar da ação que você toma depois de uma reunião, quando envia e-mails para todos os participantes recapitulando os pontos importantes discutidos – aqui, follow up pode ser traduzido como “dar seguimento”.
Dentro de 3 a 5 dias: após um e-mail ou proposta não respondidos. Após 1 semana se não houver resposta: outro follow up e faça o dobro de follow ups dentro de 30 dias. Após 2 ou 3 meses: após o cliente potencial dizer que quer conversar mas que este não é o momento certo.
O follow up, ou acompanhamento, é uma prática fundamental para garantir o sucesso de um projeto. Muitas vezes, a falta de comunicação e de monitoramento adequado pode levar a problemas e atrasos que poderiam ser evitados.
Comunicação regular: fazer follow-up significa manter linhas de comunicação abertas com sua equipe. Isso envolve verificar periodicamente o status das tarefas, discutir quaisquer obstáculos que possam surgir e ajustar planos conforme necessário.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias.
A intenção é “acompanhar” a jornada do lead para que ele avance no processo de compra. Tanto que o termo follow up, em inglês, significa: ato de seguir ou acompanhar. As ações podem ser feitas por diferentes meios de comunicação.
Mas não se esqueça de pensar também em um follow up ativo. Isto é: ligações ou contatos para tentar fechar vendas ou iniciar negociações com clientes que não solicitaram nada de você, mas com os quais você está mantendo um bom relacionamento.