Segundo a psicoterapeuta junguiana Simone Berno (2017), o gato representa um instinto ligado ao lar e a dimensão interior daquele que sonha. Ao contrário do cachorro, companheiro masculino, o gato é um animal simbólico do polo feminino da pessoa.
Os gatos são conhecidos por serem animais bastante independentes. Eles são tão independentes que, por vezes, são estereotipados como frios e calculistas. De fato, a inteligência desses bichos permite que desenvolvam autossuficiência cedo em suas vidas, o que pode transmitir a ideia de que repelem a companhia humana.
Brincalhão, carismático e carinhoso, o perfil comportamental gato representa os profissionais que preferem trabalhar em equipe, com muita colaboração e de forma harmônica. No geral, são pessoas fáceis de lidar, extrovertidas e persuasivas.
Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos.
Assim, além de ouvirem três vezes melhor do que uma pessoa com capacidades auditivas médias, os gatos também ouvem frequências inacessíveis ao ouvido humano. Contudo as diferenças não ficam por aqui. Os gatos têm uma audição tridimensional, o que lhes permite, por exemplo, localizar uma presa com extrema precisão.
A PSICOLOGIA DOS GATOS, A NATUREZA DOS BICHANOS | COMO OS GATOS FUNCIONAM
O que gatos nos ensinam?
Traiçoeiros, dissimulados, interesseiros. Quem não conhece os gatos certamente usa adjetivos nada lisonjeiros para se referir a eles. Mesmo assim o número de lares coabitados por gatos aumenta ano a ano e não é só no Brasil.
Os benefícios de viver com um gato são numerosos e vão desde a companhia amorosa e a redução do stress até à melhoria da nossa saúde física e emocional. Estes adoráveis felinos trazem alegria, diversão e apoio emocional à nossa vida quotidiana.
Gatos são os encarregados de nos proteger de qualquer ameaça espiritual que possamos sofrer enquanto dormimos, graças à sua grande capacidade de ver coisas que não vemos e, mais ainda, de afastar-nos das más energias.
Assim como existem pessoas que são "esponjas emocionais", ou seja, que absorvem sentimentos, energias e vibrações, os gatos são animais especiais que geram o mesmo efeito e purificam as energias ruins. Por consequência, eles acabam dormindo e descansando por mais tempo, pois precisam se recuperar.
O gato é o comunicador, aquele que permeia entre os diversos ambientes, comunicando-se e tendo um bom relacionamento com as pessoas. Bastante sociável e com facilidade em se enturmar, é um profissional que consegue lidar com as exigências dos clientes e fortalecer os laços da agência, por exemplo.
Por fim, lembre-se de que a personalidade de seu gatinho é resultado de uma série de fatores combinados, tais como: socialização, estímulos no ambiente, brinquedos à disposição, higiene, qualidade do sono e genética.
Um Perfil D (Dominância), pode ser muito bom em posições de liderança, onde se exige mais pulso firme, orientação para desafios e resultados, já numa posição mais analítica, certamente teria mais dificuldades com rotina.
Além disso, qualquer pessoa de qualquer signo pode se apaixonar por um gato. Eles são sedutores por natureza e capazes de fazer com que até pessoas que nem teriam um se apaixone por eles", conta a astróloga Titi Vidal, colunista do Vida de Bicho.
“Por ser um animalzinho muito sensitivo, o gato consegue entender a sua expressão corporal e identificar se você quer o bem dele ou não. Quando uma pessoa tem uma boa intenção com o gatinho, ele percebe e se apega”, disse Ana.
Eles aprendem especificamente como seus tutores são e podem tentar usar sons para conseguir o que querem. Geralmente, eles aprendem o que funciona com cada pessoa na casa em que vivem. Eles sabem que um membro da família é mais propenso a se levantar às 4h da manhã para dar-lhes comida, por exemplo.
Facebook. Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
Os gatos não possuem sensor na visão, eles enxergam pessoas, espíritos, e seres de casta ainda mais baixas. O que eles mais fazem é limpar o ambiente que seus donos vivem, eles enxergam aonde a energia tá ruim, tá pesada, e vão até lá e ficam limpando essas energias.
E a resposta é: talvez eles estejam vendo algo que nossos olhos humanos não conseguem captar! Um fantasma? Não necessariamente. "Quando os gatos parecem estar olhando para o espaço, eles podem estar detectando movimentos sutis, já que sua visão é muito mais aguçada que a nossa", explicou a Dra.
As doenças que podem ser causadas por gatos, como toxoplasmose, esporotricose e a síndrome da larva migrans visceral, acontecem principalmente nas pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido.
Assim como os humanos amam presentear as pessoas amadas, os gatinhos também adoram demonstrar seu afeto através de presentes peculiares. Então se você já recebeu alguma surpresa em casa, como folhas, objetos e animais mortos, saiba que essa é a forma que o gato reconhece seu dono como alguém que ele confia e valoriza.
Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.