Um grã-turismo, ou GT é um automóvel de luxo e alto desempenho, projetado para ser dirigido por longas distâncias. O formato mais comum é o cupê de duas portas, com dois lugares ou com a configuração 2+2.
A sigla GT, que significa “grã-turismo”, é muito utilizada em automóveis de luxo e de alto desempenho. O programa "AutoEsporte" deste domingo (11) vai explicar a importância destas iniciais na caracterização destes carros que são projetados para percorrer longas distâncias.
A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedan Skyline, em fevereiro de 1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um moto r de alta performance em um modelo da linha.
Sigla presente em modelos exclusivos. O S significa sport. Assim, pode ser vista em carros como o VW Virtus GTS, ou em modelos de luxo, como no caso do Porsche 911 Carrera GTS.
Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador. Bem como convém aos carros esportivos!
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
O GTI antigo veio apenas com três portas e tinha o mesmo motor do Golf GTI da época. O 1.8 turbo rende 150 cv e 22,4 kgfm de torque a 1.950 rpm. Por sua vez, o Polo GTS tem um 1.4 turbo com a mesma potência do 1.8 turbo do seu antepassado. Contudo, rende 25,5 kgfm de torque a mínimas 1.400 rpm, 550 rotações a menos.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
A sigla LT é a abreviação de “Light truck”, que em tradução livre seria algo como “caminhão leve”. Na prática, esses pneus são usados em veículos como picapes e vans. Como eles são mais pesados do que os carros convencionais, é importante que esse tipo de pneu seja mais resistente.
A sigla GLI vem de Grand Luxury Injection e foi criada no início dos anos 1980 nos Estados Unidos, onde os consumidores haviam perdido o gosto pelos hatches esportivos e passaram a desejar sedãs mais nervosos.
O Nissan Skyline é um carro produzido pela japonesa Nissan, cuja produção iniciou-se em 1957, quando a Prince Motor Company —empresa fundada três anos antes pela Tama Electric Car Company, fabricante de veículos elétricos— lançou o modelo ALSI-1, com motor da Fuji Precision Industries de 1,5 litro e 60bhp(61cv).
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
O termo deriva do italiano gran turismo, homenagem à tradição do grand tourer (inglês para "grande viagem"), usado para representar automóveis capazes de realizar longas jornadas de grande distância em alta velocidade; automóveis gran turismo consistem em ter a frente alongada com o motor dianteiro, diferente do coupê ...
TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro.
Já MSI representa Multipoint Sequencial Injection, um sistema levemente mais sofisticado, porém ainda indireto. A Volkswagen usa essa nomenclatura para motores aspirados com mais de 100 cv, como os motores 1.6 de 8 válvulas e 16 válvulas.
TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A Audi foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004. A marca começou a diminuir o tamanho do motor (downsizing) com o primeiro 2.0 TFSI no A3 Sportback.
LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha. RS – Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.