O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
Os parâmetros. kV: Determina a |força| da radiação que atinge o anteparo radio sensível, impactando diretamente no contraste da imagem. Uma exposição feita com kV elevado enegrece a imagem; o excesso do valor neste parâmetro queima a imagem e já a ausência deixa a imagem branca.
O kV é a voltagem aplicada ao tubo de raios-X. Ele controla a penetração dos raios-X nos tecidos do animal. Ajustar o kV permite a variação na intensidade dos raios-X, afetando diretamente a aparência das imagens radiográficas.
Importante: Quando se ajusta o fator técnica (kV) está sendo definido a energia máxima que o feixe de raios X terá e quando se ajusta o fator de técnica (mAs) está sendo definido a quantidade de fótons de raios X que será utilizada.
A espessura da região anatômica do paciente que será radiografada deve ser medida no espessômetro, a constante do equipamento depende de alguns fatores do equipamento que está sendo utilizado, algumas referências apresentam o valor da constante entre 20 a 30.
COMO UTILIZAR *Kv, mA e mAs* ?? (FATORES RADIOGRAFICOS)
Quantos kV tem um raio?
Primeiro, o nível de voltagem é maior em um raio — a maioria dos choques industriais gera 20~60 kV, já um raio gera 300 kV. Segundo, a duração do raio é muito mais curta. Choques criados pelo homem duram cerca de meio segundo (500 milissegundos) em média. Um raio passa por você em apenas 3 milissegundos.
O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
A técnica adequada para a radiografia de tórax é a de alta quilovoltagem. O Colégio Americano de Radiologia(5) propõe técnica de 120 a 150 kVp, e a Comissão das Comunidades Européias(6), a técnica de 100 a 150 kVp.
Key visual (ou KV) é o nome fancy para a peça piloto das campanhas publicitárias e do marketing de conteúdo no geral. Consiste em uma arte-base que ajuda a identificar quais ideias, elementos, fontes e paleta de cores serão usados em todas as peças visuais futuras.
O KV, determina a quantidade de penetração dos raios x no corpo que está sendo radiografado e a diferença de densidade entre as estruturas, proporcionando várias opções de contraste para a imagem radiográfica.
O controle do contraste é feito através da alteração de quilovoltagem (kW), que determina o nível de penetração dos Raios X. Desta forma, quanto maior for o kW, maior será o nível de penetração da radiação, e, consequentemente, mais contrastada ficará a imagem.
Key Visual, também chamado por KV, é um design usado como referência para toda uma campanha de comunicação. Seu propósito é apresentar quais ideias, fontes e paleta de cores serão aplicadas no projeto.
Aumentando a tensão (ou kV) entre o catodo e o anodo, cresce a energia dos elétrons. Esses elétrons acelerados têm mais energia e, portanto, podem gerar raios X também de maior energia e, conseqüentemente, mais penetrantes.
O CMR Pocket Guide é um guia de bolso para área de radiologia cardiovascular, tendo sido desenvolvido pela Associação Europeia de Imagem Cardiovascular para auxiliar no diagnóstico de diferentes patologias.
O KV é um coeficiente que aparece em vários componentes do nosso catálogo. Especialmente nos componentes que “interferem” na passagem da água. Essa interferência se traduz em perda de carga e é fundamental conhecê-la para calcular correctamente a curva de uma instalação.
Nas grandes usinas geradoras de energia e nas linhas de transmissão, onde se utilizam grandes voltagens, podemos utilizar o kilovolt (KV) que é 1.000 vezes maior que o volt, e o Megavolt (MV) que é 1 milhão de vezes maior que o volt, ou seja: 1 KV = 1.000 V e 1 MV = 1.000.000 V.
Também pode ser usado o termo kW — em que a letra “k”, em minúsculo, representa 1000 unidades, ou seja, 1000 watts. O kVA, ou quilovolt-ampere, por outro lado, é a unidade de potência “aparente”. Se o kW é quanta energia você pode trabalhar, o kVA informa quanto está sendo usado no sistema como um todo.
O valor Kv expressa a quantidade de caudal numa válvula de regulação numa determinada posição da válvula com uma perda de pressão de 1 bar. A situação especial com uma válvula totalmente aberta determina o valor de Kvs.