Na Bíblia, o lado direito é considerado o lado da honra, da proteção, do poder, enquanto o lado esquerdo é o lado do mal, da desgraça: “O Senhor, tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado” (Sl 16:8).
A Lado direito de Deus ou Destra de Deus (em latim: dextera Domini) ou ainda À direita de Deus é uma expressão utilizada para designar o lugar ao lado de Deus no céu, tradicionalmente uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo (por exemplo em Marcos 16:19, Lucas 22:69, Mateus 22:44, ...
98 — A expressão direita de Deus não deve ser entendida no sentido corporal, mas em sentido metafórico. Enquanto Deus, diz-se que Cristo está sentado à direita de Deus, porque é igual ao Pai; enquanto homem, diz-se que Cristo está sentado à direita do Pai, porque goza dos melhores bens.
Direita é símbolo de retidão. O salmista expressou: “ó Deus (…) a tua mão direita esta cheia de justiça” – e numa outra versão da Bíblia a passagem fica assim: “ó Deus (…) de retidão está cheia a tua destra” (Salmos 48:10).
— A objeção colhe, entendendo-se que Cristo está materialmente sentado à direita do Padre. Por isso diz Agostinho: Se entendermos que Cristo está corporalmente sentado à direita do Pai, então lhe estará à esquerda.
O que significa dizer que Jesus está sentado à direita do Pai?
No Credo, encontramos a afirmação que Jesus «subiu ao Céu, está sentado à direita do Pai». A vida terrena de Jesus culmina com o evento da Ascensão, ou seja, quando Ele passa deste mundo para o Pai e é elevado à sua direita.
Onde está escrito que Jesus está sentado a destra de Deus?
«Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus» (Mc 16, 19). O corpo de Cristo foi glorificado desde o momento da sua ressurreição, como o provam as propriedades novas e sobrenaturais de que, a partir de então, ele goza permanentemente ( 588 ).
o qual, havendo subido ao céu, reina à direita de Deus; e a Ele estão sujeitos todos os anjos, autoridades e poderes. que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
A preeminência do lado direito pode ser vista na linguagem popular, na literatura, na religião, na política. Especialmente na religião judaico-cristã essa preeminência é profusa: é a mão direita de Deus quem dá a vitória; Jesus está àdireita de Deus e os salvos estarão àsua direita no juízo final.
Um estudo à luz da Bíblia. Direito é o objeto próprio da justiça, que obriga a dar a cada um o que lhe é devido, ou seja, aquilo a que ele tem direito.
O que significa o lado direito na espiritualidade?
Já o lado direito representa o feminino, chamado de “energia yin”. A psicologia do psiquiatra e psicanalista suíço Carl Jung (1875-1961) também nos aponta para a manifestação de animus e anima em nós. O primeiro como sendo a representação do masculino, e o último, do feminino.
Uma maneira de lembrarmos de cada direção é que podemos estender nossas mãos assim. Nossa mão esquerda é aquela em que podemos ver a forma de L. E assim, sabemos que essa direção é a esquerda e essa direção é a direita.
Na mulher (yin) doenças ou acidentes no lado direito significam conflitos com outras mulheres: mãe, sogra, patroa ou outra mulher que exerça poderes sobre suas emoções. Ou autocobrança excessiva (lembre-se, o lado direito simboliza mulher).
Na Bíblia, o lado direito é considerado o lado da honra, da proteção, do poder, enquanto o lado esquerdo é o lado do mal, da desgraça: “O Senhor, tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado” (Sl 16:8).
A destra do SENHOR se exalta, a destra do SENHOR faz proezas. Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR. O SENHOR castigou-me muito, mas não me entregou à morte. Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e louvarei ao SENHOR.
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus pai, Vós que tirais os pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir.» Jesus perguntou: «O que vocês querem que eu lhes conceda?». Eles responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda.»
636. Na expressão «Jesus desceu à mansão dos mortos», o Símbolo confessa que Jesus morreu realmente, e que, por ter morrido por nós, venceu a morte e o Diabo «que tem o poder da morte» (Heb 2, 14). 637. Cristo morto, na sua alma unida à pessoa divina, desceu à morada dos mortos.
Onde está escrito que Jesus está sentado à direita do Pai?
Este é o primeiro ponto importante: Jesus é o único e eterno Sacerdote que, com a sua paixão, atravessou a morte e o sepulcro, ressuscitou e subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai, de onde intercede para sempre a nosso favor (cf. Hb 9, 24).
Numa delas é São Tomé, o apóstolo que duvida para crer, sentado à esquerda de Jesus, com a mão e o dedo indicador levantados, um gesto que se tornou uma das imagens de marca do pintor.
A fé popular posteriormente embelezou a história de Gestas, detalhando que este estaria à esquerda de Jesus e Dimas, à direita. Na Lenda Dourada de Jacopo de Varazze, seu nome aparece como Gesmas. O apócrifo Evangelho Árabe da Infância faz referência aos dois como Dumachus (Gestas) e Tito (Dimas).