Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "Lua vem de Luna, que é o nome romano para a deusa grega Selene.
Em contextos modernos, o nome Luna tem sido associado a características como sensibilidade, intuição e um certo tipo de magia ou misticismo, talvez devido às diversas crenças e tradições que rodeiam a lua e seus efeitos sobre o planeta e seus habitantes.
Temperamentais, essas pessoas são muito intensas em seus sentimentos e quando se entregam a uma paixão, fazem isso de corpo e alma. Quando têm algum objetivo, costumam ser obsessivas para alcançá-lo e podem ter atitudes radicais: com elas é tudo ou nada. São ciumentas com quem gostam e vingativas com quem as magoa.
SELENOFILIA: Pessoas sentem algo extremamente forte pela lua, e aos poucos admitem está obcecados, e por fim declaram o seu imenso amor por ela. Isso se chama SELENOFILIA que quer dizer amor e fascinação pela Lua.
O que é proibido? Só é proibido registrar alguém apenas com um prenome, sem nenhum sobrenome. Registrar a criança apenas como Lua, por exemplo. Mas os pais podem escolher pôr o sobrenome da mãe e do pai, ou de apenas um deles, como quer Eliezer.
O termo em português Lua tem origem no latim Luna. Outro termo menos comum é selene, derivado do grego antigo selene (Σελήνη), de onde o prefixo "seleno-" (como em selenografia) derivou-se.
Símbolo da fecundidade, a lua está associada às águas que provocam o início da criação. A Lua simboliza o tempo presente e para muitas culturas ela foi a medida do tempo, como é o caso dos índios da América que mediam o tempo pelos ciclos da Lua, que completos traduziam uma unidade mensal.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
“Filha da Lua” é aquela que flui com a natureza. Essa lua cheia que é capaz de influenciar marés também nos influencia com seu magnetismo, regula ciclos, energias, abre portais”.
A Lua simboliza nosso inconsciente assim como o domínio do espiritual e da ancestralidade. Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente.
O termo Lua tem origem na língua latina, mais precisamente na palavra luna, amplamente adotada por povos diversos. Nas mitologias, especialmente na grega e na romana, o termo designa uma divindade que estava diretamente relacionada ao satélite natural da Terra, ou seja, a Lua.
Existe nome proibido? A legislação brasileira não proíbe nomes específicos de forma direta. Mas a Lei de Registros Públicos, criada em 1973, indica que o oficial de registro civil não deve registrar nomes que exponham a pessoa ao ridículo ou que possam gerar eventuais constrangimentos desnecessários.
No amor, a Lua Crescente confere um bom entrosamento, mas são prováveis algumas divergências contornáveis. Para quem não está se relacionando, é um bom momento para conhecer alguém. Para quem já está, é uma fase positiva para casamentos.
Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga. As fases da lua acontecem porque a região da lua, que fica iluminada, muda conforme passa o mês.
Já ouviu essa expressão? Significa que o humor da pessoa é imprevisível: nunca se sabe se ela vai estar de bom ou mau humor, por exemplo. Isso porque as fases da Lua têm grande influência sobre nós, e mais ainda a Lua do seu signo no dia do seu nascimento!
SELENOFILIA: Pessoas sentem algo extremamente forte pela lua, e aos poucos admitem está obcecados, e por fim declaram o seu imenso amor por ela. Isso se chama SELENOFILIA que quer dizer amor e fascinação pela lua.