O nome da cidade de Itapema tem origem na junção de duas palavras da língua tupi-guarani: ita e pema. Ita significa pedra, e pema pode representar ave ou gavião.
Existem duas possibilidades etimológicas para o topônimo "Itapema": Pode ser uma referência a um dos nomes populares do gavião-tesoura. Pode ter origem na língua tupi antiga por meio da composição entre as palavras itá ("pedra") e pema ("anguloso"), significando "pedras angulosas".
Além de ser um dos mais belos balneários do Sul do país, Itapema possui uma das melhores infraestruturas entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina. Esse é um dos motivos de a cidade ter crescido tanto nos últimos anos e ser um destino muito procurado por quem quer comprar um segundo imóvel na praia.
No século XVIII, a região que hoje conhecemos como Itapema começou a atrair colonizadores portugueses, atraídos pela promessa de terras férteis e pela abundância de recursos.
A população da cidade de Itapema (SC) chegou a 75.940 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 65,82% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neymar, o jogador de futebol brasileiro, e Ratinho, o popular apresentador de TV, são apenas duas das celebridades que compraram imóveis em Itapema. A cidade tornou-se um reduto de nomes famosos devido às suas belas praias e ambiente descontraído.
A praia é conhecida por suas águas cristalinas e infraestrutura completa com centros de lazer, baladas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. E, por estar localizada no centro da cidade, possui acesso facilitado. O mar na Praia do Centro é calmo e tem um tom esverdeado, muito bonito.
Itapema é um excelente município para se morar, e duas provas disso são seu IDH e sua baixa taxa de homicídios. Além disso, em época de baixa temporada, ela é uma cidade considerada “pacata”, sendo ótima para morar com a família.
O bairro com mais habitantes é o Morretes, o qual possui 12 210 habitantes, sendo que na temporada de verão este bairro torna-se um dos mais procurados pelos turistas. Em contrapartida, o bairro Canto da Praia é o menos populoso, no qual se localiza a praia de mesmo nome, abrigando 1 031 pessoas em 374 domicílios.
Não por acaso, essa região — principalmente no litoral norte, onde fica Itapema e Balneário Camboriú, por exemplo — é bastante conhecida por seus frutos do mar. Tainha na brasa, sequência de camarão e lula à dorê são alguns dos pratos típicos dessa área.
Qual é a principal atividade econômica de Itapema?
A economia do município de Itapema vem crescendo continuamente nos últimos anos, graças as atividades imobiliárias, de comercio e turísticas que o município vem desenvolvendo.
Os açorianos partiram de sua terra natal para ocupar a área conquistada pelos portugueses, mais precisamente a área missioneira, onde estavam os 7 Povos das Missões. Contudo, em sua chegada, em 1752, o local ainda enfrentava diversos conflitos com os indígenas ali presentes, resultante da saída dos jesuítas.
Localizada em uma área mais reservada de Itapema, a Praia do Canto é conhecida pela sua beleza singular e pelo sossego. Ideal para quem busca um dia de descanso à beira-mar, suas águas calmas e cristalinas são perfeitas para banho e snorkeling.
Início Qual a diferença entre Itapema e Meia Praia? A Meia Praia é a principal de Itapema, e qualquer morador local saberá indicar como chegar. A cidade fica encravada entre Porto Belo e Balneário Camboriú, a apenas 65 km de Florianópolis.
A cidade de Itapema é conhecida por suas belezas naturais, qualidade de vida e ótima localização no litoral de Santa Catarina, sendo vizinha de Balneário Camboriú e há apenas 70 km da capital Florianópolis. O município conta com oito lindas praias, totalizando 14 km de orla.
O nome da cidade de Itapema tem origem na junção de duas palavras da língua tupi-guarani: ita e pema. Ita significa pedra, e pema pode representar ave ou gavião.
Com uma população de pouco mais de 60 mil habitantes e uma orla de 14 km. A 3,5 km do centro de Itapema esta joia é a preferida pelos surfistas, por suas ondas e areia branquinhas, bem na divisa com o município de Camboriú.
Colonizada por portugueses no início do século XIX, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a cultura açoriana, preservada até os dias de hoje com os seus pescadores e os artistas e grupos folclóricos.