Quetura (Hebraico: קְטוּרָה, Moderno Ktura Tiberiano Qəṭûrā ; possivelmente significando "incenso") foi uma concubina e esposa do patriarca bíblico Abraão. De acordo com o Livro de Gênesis, Abraão casou-se com Quetura após a morte de sua primeira esposa, Sara, e tiveram seis filhos.
Abraão casou com outra mulher, que se chamava Quetura, e ela lhe deu os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Sua. Jocsã foi o pai de Seba e de Dedã.
O nome “Kezia” tem origem hebraica e é derivado da palavra “Qetziah”, que significa “casca de canela” ou simplesmente “canela”. Na Bíblia, Kezia foi uma das filhas de Jó, um personagem importante do Antigo Testamento conhecido por sua paciência e fé duradoura em meio a grandes sofrimentos.
Foi uma das três filhas que Jó teve depois que Deus virou seu cativeiro. Este nome em português significa canela ou madeira cheirosa, que é uma especiaria bastante utilizada na culinária como condimento e aromatizante.
Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve sua filha Luísa Maria da Conceição. Durante os anos de 1823 a 1843, ela recorre constantemente ao Juiz de Órfãos de Feira de Santana em defesa de sua herança e separação do inventário de seu pai.
A baiana Maria Quitéria foi uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia, concretizada em 2 de Julho de 1823. A jovem que sabia atirar, cavalgar, caçar e pescar tinha atributos para engrossar as fileiras do Exército brasileiro na luta contra o domínio português nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia.
Maria Quitéria, depois da guerra, casou-se e teve uma filha, vivendo uma vida tranquila até sua morte. Apesar dos feitos e da exaltação ao seu nome ela não foi a única mulher a lutar pela Independência do Brasil, há outras que assumiram posições de protagonismo, mas ainda não tiveram sua história contada.
Quetura (Hebraico: קְטוּרָה, Moderno Ktura Tiberiano Qəṭûrā ; possivelmente significando "incenso") foi uma concubina e esposa do patriarca bíblico Abraão. De acordo com o Livro de Gênesis, Abraão casou-se com Quetura após a morte de sua primeira esposa, Sara, e tiveram seis filhos.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
Quetura era uma jovem filha de Dodai e Adalia, dois servos de Abraão. Quatro anos depois da morte de sua mãe, percebendo a tristeza e a saudade que Abraão sentia de Sara, Isaque convenceu seu pai a se casar novamente. Abraão escolheu como nova esposa Quetura, filha de dois de seus servos mais valiosos.
Os filhos de Quetura fazem parte do acervo de “tribos árabes” que viveram no Oriente Médio por séculos. Diferente do que se acredita, os povos árabes não são somente os descendentes de Ismael. Há inscrições da Arábia Meridional que citam os nomes de diversas dessas tribos.
Antes que a fé de Jó pudesse ser testada, a Bíblia diz que ele tinha sete filhos e três filhas. (Jó 1:2) Todas os 10 filhos morreram na casa de seu irmão mais velho quando um vento forte atingiu a casa e ela desabou.
A força energética de Maria Quitéria apresenta maior intensidade em trabalhos executados com almas, principalmente, em cemitérios e montes, sendo quase sempre mensageiras de Orixás, Iansã, Obá e, às vezes, Oxum.
"No dia 21 de agosto de 1853 na Freguesia de Santana do Sacramento da Bahia tendo recebido os socorros espirituais faleceu de inflamação do fígado aos 56 anos (na verdade 61 anos) Maria Quitéria de Jesus, que tinha posto de alferes e vencia soldo, a qual decentemente amortalhada com enterro Parocho de pluvial e ...
Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas. A jovem Maria Quitéria juntou-se às tropas que lutavam contra os portugueses em 1822. Ela utilizou o nome de seu cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros, já que somente homens faziam parte do Exército.
Regressada à Bahia, Maria Quitéria se casou com Gabriel Pereira, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Morreu em 21 de agosto de 1853, devido a doenças no fígado. Em 28 de junho de 1996, foi declarada Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
Maria Quitéria de Jesus foi uma heroína brasileira que lutou na Guerra da Independência, no início do século XIX. Ela se destacou por sua coragem e bravura no campo de batalha, em uma época em que a participação das mulheres na vida militar era completamente proibida. Maria Quitéria nasceu em Salvador, Bahia, em 1792.
Quitéria é um nome feminino de origem portuguesa e espanhola. Seu significado remete à expressão "a que tranquiliza", "a que acalma", o que evoca uma sensação de paz.
A Bíblia ainda relata que Cássia, juntamente com suas irmãs, era uma das mulheres mais bonitas da época e que, contrariamente ao costume antigo, recebeu parte da herança de seu pai, a qual era destinada somente aos filhos homens..
O nome desta instituição se refere às três filhas de Jó: Quézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuch (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".