O número quarenta, por sua vez, possui uma simbologia especial na Bíblia Hebraica, onde aparece 133 vezes, e são seus significados: Período de uma geração27. Realização de um ciclo28. Purificação29.
Moisés intercedeu em nome de Israel por 40 dias e 40 noites (Deuteronômio 9:18, 25). Os espias levaram 40 dias para espionar a terra de Canaã (Números 13:25). No Novo Testamento, Jesus foi conduzido pelo Espírito para ser tentado por 40 dias e 40 noites (Mateus 4:2).
Por tudo isso que foi falado, acima, provavelmente, o número 40 sinaliza o início de um novo período de atividade de Deus. No NT, o simbolismo do número 40 continua. Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2).
Por que o número 40 aparece tantas vezes na Bíblia?
- 40 : representa o tempo necessário para um comportamento fazer o efeito desejado: Moisés ficou no monte 40 dias; Jesus fica 40 dias em jejum no deserto e permanece aparecendo como ressuscitado na terra por 40 dias.
Na Bíblia, choveu durante 40 dias e 40 noites. Chegou o dia 41 e parou de chover. Moisés cometeu assassinato e se escondeu no deserto por 40 anos. Chegou o ano 41 e Deus o chamou para ajudar a resgatar Israel.
Quarenta é um número de punição e arrependimento, provação e descanso, e, acima de tudo, dependência absoluta de Deus. Sempre que Deus quer fazer algo significativo, Ele o faz em quarenta dias (ou anos).
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
Depois das profecias de Isaías e de outros profetas sobre a destruição, Isaías 40 é uma grande mensagem de esperança para aqueles que confiarem no Senhor. As profecias do capítulo 40 predizem tanto a primeira quanto a segunda vinda do Messias.
Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
No Salmo 95, versículo 10, diz “quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos.” Deus estava profundamente aborrecido com os hebreus, por isso a Terra prometida foi conquistada após 40 anos e não 40 dias.
Moisés ficou ali com Deus, o SENHOR, quarenta dias e quarenta noites e durante esse tempo não comeu nem bebeu nada. Ele escreveu nas placas de pedra as palavras da aliança, isto é, os dez mandamentos.
O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14,33); Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19,8); Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3,11);
O próprio número 40 também aparece em forma de anos. Representa os “descansos” periódicos concedidos à terra de Israel no livro dos Juízes (3, 11). É também a duração dos reinados de Saul e Davi (cf. 2Sm 5, 4), e o número de anos em que Israel deveria ficar no exílio, de acordo com o profeta Ezequiel.
40 dias no deserto foram necessário para que Jesus vencesse o mal. A nossa vida é 40, porque é o tempo necessário que temos caminhar aqui na terra para chegarmos a terra prometida a nós – o céu.
Jesus jejua por quarenta dias e é tentado — Ele inicia Seu ministério, chama discípulos e cura os enfermos. 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
É a área do mundo entre as latitudes (ou paralelos) 10º e 40º ao norte do Equador, um espaço comparado a uma janela retangular, do oeste da África até o leste da Ásia, incluindo o Oriente Médio e composto de 68 países. A Janela 10-40 cobre 1/3 da área do planeta com 66% da população mundial.
O número 4 é associado à ordem, ao trabalho e à responsabilidade. Ele questiona sobre o cuidado com a saúde, a alimentação, as obrigações familiares e profissionais, além da organização do cotidiano. Este número reflete a busca pela estabilidade e segurança.