O arc e o arqu são elementos de formação que exprimem a ideia de princípio, chefia, preeminência, superioridade, e se ligam por hífen ao elemento seguinte quando este começa por i ou h, aglutinando nos outros casos.
Exprime a noção de debaixo ou posição inferior (ex.: hipoderme; hipotálamo). 2. Exprime a noção de diminuição ou grau reduzido (ex.: hipossuficiente; hipotensão). Origem etimológica:grego húpo, debaixo.
Caso você tenha dificuldade para lembrar a função de cada um dos elementos estudados agora, basta se lembrar da etimologia das palavras: o prefixo hiper está associado à ideia de excesso, enquanto o prefixo hipo está relacionado com a ideia de escassez.
prefixo. Elemento que designa tendência, direcção , aproximação (ex.: adorbital; adsorver). Origem etimológica:latim ad, a, para, até. Nota: É seguido de hífen antes de um elemento começado por d, h ou r (ex.: ad-rogação).
Anti pode referir-se a: Anti - preposição e prefixo (do grego αντί) que significa e indica direção contrária, oposição, contrariedade ou simplesmente do contra. É utilizado como prefixo em várias palavras para indicar exatamente aquilo que é o contrário das palavras em que se utiliza.
O prefixo des- tem sido descrito na literatura linguística como um prefixo polissêmico – apresenta tanto um significado de negação quanto de reversão nos itens lexicais a que se adjunge.
No Português Brasileiro, os falantes frequentemente utilizam o sufixo –eco não somente para indicar pequenez, mas também para expressar a atitude subjetiva do falante, assumindo um valor positivo ou negativo.
É uma praga específica do cafeeiro, sendo que os ataques mais intensos são observados no período seco, com temperatura não muito baixa. Danos: As folhas atacadas tornam-se bronzeadas e sem brilho. Os ataques geralmente são em reboleiras e, quando mais severos, provocam a queda das folhas.
Usa-se para formar o particípio passado regular dos verbos da primeira conjugação (ex.: amado). 2. Indica relação (ex.: aborrachado; milimetrado; portado).
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
A explicação é que o prefixo “Al” funciona como um artigo invariável. Na língua portuguesa seria algo semelhante aos artigos definidos “o“, “a“, “os” e “as“. Ou então, o “the” da língua inglesa ou o “el” do espanhol. Além disso, na cultura árabe, utilizar o “Al” é uma forma de engrandecer o que vem depois.
Do latim ambi- de ambo, ae, o, exprimindo ideia de duplicidade, ambos, 'de ambos os lados', 'de vários lados', 'ao redor de', ocorrendo em vocábulos eruditos, alguns criados no próprio latim e outros posteriormente introduzidos, a partir do Renascimento, principalmente na linguagem científica.
Ao se referir a datas históricas, muitas vezes usamos as abreviações a.C. e A.D. (ou d.C.) junto com o ano (por exemplo, 2012 A.D.). A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
Um funcionário de alto potencial (HIPO na sigla em inglês) possui todas as habilidades certas para ter sucesso nos cargos de nível superior de uma empresa.
1. Exprime a noção de debaixo ou posição inferior (ex.: hipoderme; hipotálamo). 2. Exprime a noção de diminuição ou grau reduzido (ex.: hipossuficiente; hipotensão).
Hipertireoidismo: caracteriza-se pela hiperatividade da tireoide. Esse desequilíbrio eleva a concentração dos hormônios e aumenta a velocidade do metabolismo orgânico; Hipotireoidismo: a glândula tem sua atividade reduzida, provocando uma produção hormonal insuficiente.