Por exemplo, SL, SM, SN. O que isso significa? Simples: são são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades, segundo a API. Quanto mais distante a segunda letra estiver do "A" no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto - e mais aditivos ele tem.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Os níveis de qualidade identificam-se com duas letras: a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço. Os que começam pela letra "S" (Spark Ignition) destinam-se a veículos a gasolina e gás. Os que começam pela letra "C" (Compression Ignition) referem-se a veículos a diesel.
Óleo Engrenagens e Câmbio Texaco Multigear LS 85W140 é um de óleo lubrificante formulado com básicos minerais e aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito específicos para lubrificação de diferenciais autoblocantes (também conhecidos como “limited slip”, de tração positiva, antiderrapantes, entre outras ...
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
LETRAS DO ÓLEO ENTENDA TUDO! Características e Propriedades do lubrificante. API, SAE, Viscosidade
O que é um óleo SL?
Por exemplo, SL, SM, SN. O que isso significa? Simples: são são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades, segundo a API. Quanto mais distante a segunda letra estiver do "A" no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto - e mais aditivos ele tem.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
A maneira mais fácil e simples de medir é usar o viscosímetro. Vai indicar quais são as condições específicas de um determinado óleo lubrificante e, assim, será possível saber se ele é ou não o ideal para o seu sistema.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
Os óleos API CJ-4 superam os critérios de desempenho do API CI-4 com CI-4 PLUS, CI-4, CH-4, CG-4 e CF-4 e podem lubrificar com eficácia os motores que necessitam dessas categorias de serviço da API.
A utilização de um óleo de especificação incorreta pode não só diminuir o desempenho do seu motor, mas também danificá-lo. Consulte sempre o manual de instruções do seu automóvel para saber a especificação ACEA correta. Em suma: ACEA é o acrónimo da associação dos fabricantes europeus de automóveis.
Se a interoperabilidade, a segurança e os recursos avançados são fundamentais para o seu projeto, a API SOAP pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se a simplicidade, a velocidade e a escalabilidade são mais importantes, a API REST pode ser a opção mais adequada.
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
Você já deve ter visto nos rótulos informações como SAE 5W30, SAE 10W40, API-SN, API-SL. A sigla SAE significa Sociedade de Engenheiros Automotivos, em inglês. E é essa a sigla que determina a viscosidade do lubrificante.
Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).
LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos. LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.
O padrão de performance mais comum no mercado brasileiro é o API, que atualmente começa no nível SJ (o mais baixo), passa por SL, SK e SM e vai até o SN (o mais elevado).
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
A resposta é: não. A não ser em situações de emergência. Mas… “Assim que for possível deve ser feita a troca de todo o lubrificante pelo originalmente recomendado no manual do fabricante do veículo, tendo-se o cuidado de trocar o filtro também”, orienta o consultor especializado Luiz Feijó Lemos.
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.