O que é radiação ultravioleta? A radiação ultravioleta (UV) é uma onda eletromagnética oriunda do raios solares, altamente energética e ionizante, capaz de retirar elétrons de átomos, gerando os íons. Ela possui um pequeno comprimento de onda, abaixo de 400 nanômetros, variando de acordo com a sua faixa de energia.
UV é a sigla para ultravioleta, uma radiação eletromagnética. Assim, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de raios ultravioleta e que são transmitidos a partir do sol.
O índice ultravioleta (IUV) é a medida da intensidade da radiação UV. Seu valor máximo é atingido exatamente ao meio-dia solar, horário da maior intensidade de radiação solar na terra. Os valores IUV são agrupados em categorias de intensidades, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um Índice UV de 6 a 7 significa alto risco de danos da exposição solar desprotegida. Proteção contra a pele e lesões oculares é necessário. Um Índice UV de 8 a 10 significa risco muito alto de danos. Tomar precauções extra, porque a pele desprotegida e os olhos vão se danificar e podem queimar-se rapidamente.
Dois tipos de luz ultravioleta chegam até nós aqui na Terra: Os raios ultravioleta B (UVB) causam queimaduras solares e danos ao DNA nas células da pele, o que pode levar ao câncer de pele.
"O fator de proteção UV (UPF) de uma camiseta indica o quanto ela pode bloquear os raios UV, semelhante ao FPS (fator de proteção solar) das loções de proteção dérmica”, explica. Os níveis de proteção são: FPU 15-24: boa. FPU 25-39: muito boa.
UV-B 280 – 320 Fortemente absorvida pela camada de ozônio (O3) da atmosfera terrestre. É prejudicial à saúde humana, podendo causar queimaduras e, a longo prazo, pode dar origem a um câncer de pele.
Entre 3 e 6 (amarelo), risco moderado: evite o sol nas horas centrais do dia, use protetor com FPS mais alto, chapéu e, obrigatoriamente, óculos com filtro UV. Entre 6 e 8 (laranja), o risco é alto: intensifique ainda mais os cuidados obrigatórios: evitar ficar ao sol, usar filtro bem alto, chapéu, óculos.
Todos os lugares e momentos são propícios e requerem o uso do filtro solar. Mesmo nos dias nublados ou em um ambiente interno, temos uma luz visível. Os raios UV ultrapassam diversos tipos de barreiras e atingem a sua pele mesmo nesses momentos mais reclusos.
O índice UV é medido diariamente para indicar a intensidade dos raios ultravioleta na sua região. A escala deste índice divide-se em cinco níveis, que vão desde baixo (1-2) a extremamente alto (11+). A nossa recomendação é que, para cada nível, opte por um fator de proteção que se adeque às necessidades da sua pele.
Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV). A pele, quando exposta ao sol sem proteção, dependendo do tipo de pele do indivíduo, leva um determinado tempo para ficar avermelhada.
A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética ionizante e consegue penetrar as camadas mais internas da pele e se acumular. A nomenclatura “ultravioleta” é devido ao fato de a cor violeta ser a de maior frequência no espectro visível da luz.
Os níveis de radiação ultravioleta nas últimas semanas chegaram a atingir 21 em uma escala que normalmente só vai até 20. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um índice ultravioleta de 11 é considerado “extremo”, com as pessoas sendo alertadas para evitar a exposição para o sol.
UVB: O "B" É COMO "BRONZEAR" OU "BURNS" ("queimaduras", em inglês) Ao contrário dos UVA, os raios UVB são parados por nuvens e vidros, mas podem penetrar na epiderme. Eles são responsáveis pelo bronzeamento, mas também por queimaduras solares, reações alérgicas ao sol e câncer de pele.
Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.
Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
A Proteção Solar Máxima que uma Camisa UV oferece é o fator FPU 50+. Mas afinal, o que significa FPU 50+? Antes de explicar o que significa FPU, também conhecido pela sigla em inglês UPF 50+, precisamos entender o que são os Raios Ultravioletas.