Mede-se a viscosidade de um óleo por sua resistência ao fluxo. Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor.
Você pode pensar que o “W” da descrição de viscosidade de um óleo de motor significa peso (weight, em inglês), mas não é isso. Esse engano é bastante comum. Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês).
Quanto maior for o número, maior será a viscosidade do óleo a frio. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto maior for o número, maior será sua viscosidade a frio. Por exemplo: um óleo com grau de viscosidade 0W30 terá uma boa fluidez a frio e por isso uma partida do motor facilitada.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). No caso do óleo sintético 0W-20, isso significa que ele flui tão facilmente quanto um óleo de peso 0 nas temperaturas de inverno, mas fica tão espesso e viscoso como um óleo de peso 20 quando a temperatura normal do motor foi atingida.
O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor. O segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Como o conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado, a marca optou também por mudar a especificação do óleo, que era de 5W30 e foi para 0W20. Como explicamos antes, isso significa que o novo lubrificante tem menor viscosidade, ou seja, é mais fino.
O óleo de motor 0w20 é menos viscoso em climas frios do que o seu equivalente 5w20. A viscosidade, claro, é uma medida da facilidade com que um líquido flui. A elevada viscosidade significa que o líquido flui mais lentamente, enquanto a baixa viscosidade significa que o líquido flui mais rápido e fluidamente.
Apesar de estar em conformidade com especificações Ford e Chrysler e, eventualmente, possa ser aplicado em outros veículos, no Brasil, a principal aplicação deste produto será para os veículos Jaguar, Land Rover, Jeep e Fiat.
Isso significa que um óleo sintético 15W50 possui melhores propriedades lubrificantes em altas temperaturas e, devido à sua viscosidade, é melhor na dissipação de calor do que um óleo sintético 0W30.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Componentes especiais aplicados em óleo sintético prolongam a vida útil do motor, reduzindo o atrito que causa depósitos e acúmulo de borra, mantendo peças críticas do motor limpas e protegidas por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo.
Mobil 1™ 0W-20 é um avançado óleo de motor totalmente sintético projetado para ajudar a oferecer excelente proteção ao motor e maior economia de combustível*, mantendo o motor funcionando como novo e protegendo peças críticas do motor por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo**.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10. A viscosidade do óleo 5w30 a altas temperaturas é de 30, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a altas temperaturas é de 40.
Uso 10w30 ,mas pode usar 5w30 q não vai ter nenhum problema.. 5w30 Sintético é a evolução do óleo, mais atual e superior ao 10w30 semi sintético recomendado no manual feito a muitos anos , ou seja , use qualquer um deles , ambos são corretos e não terá problemas.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
SAE, acrónimo de Sociedad de Ingenieros Automotrices, é a encarregada de estabelecer uma classificação baseada unicamente na viscosidade do óleo. Essa classificação é realizada, por um lado, medindo a viscosidade em frio a diferentes temperaturas abaixo do zero e, por outro, em quente a 100ºC.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.