O PCC, sigla de Primeiro Comando da Capital, é uma organização criminosa que surgiu dentro do sistema prisional do estado de São Paulo em 1993. Além de conseguir a adesão de detentos por todo país, atualmente o PCC é o principal exportador de cocaína da América do Sul e conta com milhares de membros.
A organização é financiada principalmente pelo tráfico de drogas, mas roubos de cargas, assaltos a bancos e sequestros também são fontes de faturamento.
Nas últimas décadas, as prisões paulistas assistem a expansão de uma organização de presos (PCC) que se constitui como instância reguladora dos conflitos, fonte de elaboração das normas de convívio, bem como das punições aos seus transgressores e cujo domínio está baseado num discurso de união e solidariedade e também ...
Preso desde junho de 1999, Marcola é considerado a autoridade máxima da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), presente hoje em todo o Brasil e na América Latina, além dos Estados Unidos e de parte da Europa e do Oriente Médio, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do ...
O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia por meio de navios de carga que atracam na costa brasileira.
A GUERRA: a ascensão do PCC e o mundo do CRIME no BRASIL | Resenha do livro | Bookster
Quem é mais violento PCC ou CV?
O Comando Vermelho (CV) é a mais poderosa facção criminosa do Rio de Janeiro. Atua nas favelas cariocas sob a liderança dos “donos do morro”. O CV é a maior rival do PCC.
A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.
O PCC controla 90% dos presídios e favelas do estado de São Paulo. A atuação do PCC pelo Brasil se faz presente em 22 dos 27 estados do Brasil, mas a organização atua principalmente no estado de São Paulo, onde possui mais de 8 mil membros e controla 90% dos presídios e favelas de São Paulo.
O Primeiro Comando da Capital - P. C. C. Fundado no ano de 1993, numa luta descomunal e incansável contra a opressão e as injustiças do Campo de concentração "anexo" à Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté, tem como tema absoluto "a Liberdade, a Justiça e a Paz".
Homossexualidade. Uma das normas do PCC proíbe a relação homoafetiva entre seus integrantes. Chamada na cartilha erroneamente de “homossexualismo”, a regra veta eventuais relações ou “atos obscenos” mantidos entre “presos do mesmo sexo”. A punição imposta é a “exclusão sem retorno”.
Com 52 anos, 27 de Ministério Público e 22 de combate ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminosa do país, Gakiya é considerado hoje o inimigo número 1 do PCC, que completou 25 anos em 2018.
O que significa: Membro do PCC. O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.
O sinal 🤟🏻 significa "Amo você" ("I love you" em inglês) e é um símbolo universal da língua de sinais. Sabia disso? Você pode conhecer outros sinais no “Vocabulário em Língua de Sinais”, que foi disponibilizado para download.
O sinal de saudação ao BDM usa o polegar, o indicador e o dedo médio para formar o três, referência ao 'Tudo 3', uma expressão usada para afirmar a presença e o domínio da facção sobre determinada área. Há menos de dois meses, no fim de fevereiro, uma outra mulher foi morta por fazer o mesmo sinal.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.
Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola (Osasco, 25 de janeiro de 1968), é um assaltante de bancos, considerado pelo Estado de São Paulo como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), acusação da qual ele nega.
Forjado e Chacal são os nomes que estão ao lado de Marcola na Facção. Ambos integram a cúpula da 'Sintonia Final' Os novos chefes dos PCC na rua são Patrick Uelinton Salomão, o Forjado, e Pedro Luiz da Silva Soares, o Chacal. Eles são aliados e Marcola e integram a cúpula da 'Sintonia Final' da organização criminosa.
No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos.
Mais uma vez vejo aqui a advertência muito séria aos membros do Partido, o que me faz lembrar de uma frase que escutei de um membro do PCC: Eu sou do crime e não do creme!
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.