O ciclo PDSA é uma metodologia baseada em um modelo de 4 etapas que visa desenvolver, testar e implementar melhorias nas empresas, continuamente. O termo é um acrônimo para planejar, fazer, estudar e agir, em português.
“PDSA” é a sigla em Inglês que designa as quatro etapas do ciclo: “Plan” ou Organizar ou Planejar ; • “Do” ou Realizar ou Fazer ; • “Study”ou Clarificar ou Estudar; • “Action” ou Atuar (implementar a ções corretivas). erros nas análises, pois torna as informações mais “entendíveis”.
Ele nos ajuda a estruturar o ganho de conhecimento sobre determinado aspecto do processo e, com isso, propor mudanças que gerem melhorias. O ciclo PDSA pode ser utilizado em qualquer etapa do DMAIC (ou do PDCA) quando o objetivo for gerar algum conhecimento.
Check - PDCA: no PDCA, o check, foca em verificar os resultados obtidos nos testes, avaliando seu impacto. Study - PDSA: no PDSA, o study verifica e analisa os resultados com uma abordagem que tende a ser mais profunda e analítica, realmente “estudando” os indicadores.
PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar ou verificar) e Action ou Act (agir). Trata-se de um ciclo, que é uma metodologia de gerenciamento com foco em melhorar os processos que são realizados por uma empresa.
O PDSA, por sua vez, substitui o “checar” do PDCA pelo “estudar” (study). Essa abordagem é perfeita para empresas que precisam determinar a causa raiz de um defeito ou falha ou então determinar a melhor forma de aplicar um processo.
Na verdade, o PDCA e o DMAIC funcionam como roteiros, cujo objetivo maior é introduzir a melhoria contínua, começando pela resolução de problemas. São ferramentas bastante parecidas, tanto que existem profissionais que veem o DMAIC como um PDCA “turbinado”.
O ciclo #PDSA (Plan-Do-Study-Act) é uma ferramenta de melhoria contínua. Seguindo as quatro etapas prescritas, orienta o processo de raciocínio para dividir a tarefa em etapas e, em seguida, avalia o resultado, aprimorando-o e testando novamente.
Willian Deming então em 1950, a partir do Ciclo Shewhart criou a primeira versão do PDSA, com as seguintes etapas, Design, Produção, Vendas e Pesquisa.
Enquanto no Ciclo PDCA a identificação do problema, análise do fenômeno e análise do processo são feitas em uma única fase, a etapa Planejar (Plan), no Método DMAIC essas ações são seccionadas em etapas diferentes.
É um processo iterativo que envolve a identificação de oportunidades de melhoria, a implementação de mudanças e a avaliação do impacto dessas mudanças. É baseada na filosofia de que sempre há espaço para aprimoramento e que pequenas melhorias ao longo do tempo podem levar a grandes resultados.
Na prática, o ciclo PDSA define as 4 etapas essenciais para a implementação de uma ideia, que consistem em: planejar, fazer, estudar e agir. O objetivo é obter insights que reduzem os riscos das mudanças e otimizam a gestão da empresa.
Ciclo PDCA deriva do inglês, com iniciais relativas à Plan (P), Do (D), Check (C), Act (A): Planejar, Fazer, Verificar e Agir. Essa sequência de ações compõe o método que visa solucionar problemas e melhorar processos de forma contínua em empresas de todos os portes e segmentos.
A aplicação do ciclo PDCA nos processos de vendas pode ser realizada seguindo quatro etapas principais (planejar, executar, verificar e agir). Para ilustrar a eficácia do ciclo PDCA na gestão de vendas, é importante analisar alguns estudos de caso de empresas que implementaram esta metodologia com sucesso.
DMAIC é uma metodologia que possui um roteiro de etapas que ajudam você a guiar os seus processos. A metodologia é composta por 5 etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Além disso, por se tratar de uma ferramenta de análise, ela também pode orientar você a desenvolver melhorias nos seus processos.
O ciclo PDCA pode ser aplicado na vida pessoal de qualquer pessoa que está buscando uma melhoria contínua pra si. Com ele será possível que cada indivíduo trace métodos e identifique quais pontos são ameaças e quais são oportunidades em sua vida para que este consiga chegar ao seu objetivo.
Os ciclos PDSA (Plan-Do-Study-Act) ou PDCA (Plan-Do-Check-Act) são ferramentas de melhoria contínua. Seguindo as quatro etapas prescritas, orienta o processo de raciocínio para dividir a tarefa em etapas e, em seguida, avalia o resultado, aprimorando-o e testando novamente.
DMAIC é uma sigla em inglês que significa define, measure, analyze, improve e control ( ou em português: definir, medir, analisar, melhorar e controlar) e representa um método de melhoria de processos composto por um roteiro que ajuda empresas a resolverem problemas.
O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão: Plan: Planejar. Do: Fazer, executar. Check: Checar, verificar, mensurar.
Na década de 80, Deming criou o modelo plan, do, study, action – PDSA – e defende a idéia de que o ciclo de Shewhart pode ser utilizado por qualquer pessoa na organização, não apenas em ambiente industrial.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
O PDSA, também introduzido por Deming, surge a partir da necessidade de aprendizado e melhoria de um produto ou processo, essa ferramenta veio complementar o que já existia no PDCA, pois ela propõe que seja feito um processo de estudo em pequena escala com o objetivo de desenvolver o aprendizado e a geração de um novo ...