🧜♀️ 'Agô, Iemanjá' é uma saudação em iorubá que significa 'pedir licença ao orixá', e este é o tema do #GovernoDaBahia para atuação estratégica das secretarias durante o 2 de fevereiro.
É um termo ultilizado na religião UMBANDA. Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.
O dia 15 de novembro é o dia da Umbanda. Em comemoração, a poetisa de Poços de Caldas, Thais Costa, lançou o vídeo-poema Agô. Do idioma iorubá, significa “pedir licença ou permissão”.
Adeptos do Candomblé utilizam com frequência o pedido de "agô", palavra iorubá, que significa "licença", em português. Pedem "agô" quando adentram um espaço, quando estão de passagem, quando querem falar, sobretudo se dirigindo a um "mais velho".
Bem, mas continuando com o pedido de licença. Nas casas de Candomblé é tradição pedir "àgò" para entrar em determinadas áreas, para falar algo quando se corta uma conversa, quando vai se pegar algo de algum òrìṣà e quando se erra em alguma coisa, usando essa palavra como pedido de desculpas. . . - Àgò onílé o!
Agora que se apresentou brevemente quem é Oxalá, voltamos para a letra; a canção se inicia com a palavra “agô-iê agô”, esta é uma expressão de origem africana, especificamente iorubana que significa pedir licença ou permissão para realizar algo; já a segunda expressão “mutumbá” também de mesma origem, traz como ...
Quem pode convocar uma assembleia geral extraordinária? De acordo com o artigo 1355 da Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, disposto no Código Civil, “assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.” Com 25% de quórum, uma assembleia já pode ser convocada.
A assembleia geral ordinária (AGO) é uma assembleia realizada no máximo em até 4 meses após o encerramento do exercício, com a finalidade de tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de ...
As Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) e Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) são eventos essenciais para o funcionamento e a tomada de decisões em uma cooperativa.
Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.
Nos ajuda a recordarmos da infância, pois eles gostam de guloseimas, refrigerantes, brinquedos de criança e adoram fazer traquinagens. É muito comum pedir aos Erês ajuda aos filhos e resolução de problemas, mas nunca pedir o mal, pois eles não atendem esses pedidos.
Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.
Pode ser em um altar dedicado ao orixá ou em um local que você sinta como sagrado. Acenda Velas e Incensos: Se possível, acenda uma vela e um incenso apropriados para o orixá ao qual você está pedindo perdão. Cada orixá tem cores e ervas específicas que podem ser utilizadas.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
A AGO e AGE são dois tipos de reuniões realizadas por empresas, mas com propósitos e características distintas. A AGO é uma reunião anual obrigatória, na qual são tratados assuntos regulares da administração da empresa. Por isso, nas AGEs não podem ser deliberadas questões relacionadas ao AGO.
Conforme previsto na Lei nº 6.404/76 (“Lei das S.A.”), a assembleia geral ordinária (“AGO”) deve ser realizada nos 4 (quatro) meses seguintes ao término de cada exercício social para: (i) tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; (ii) deliberar sobre a destinação do ...
A Assembleia Geral Ordinária, também conhecida como AGO, é uma reunião de donos. Por lei, essa reunião deve ser realizada pelas empresas uma vez por ano para prestação de contas, aprovação e previsão orçamentária e outras deliberações.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) é uma reunião obrigatória por lei (art. 124 da Lei 6.404/76) que ocorre, pelo menos, uma vez por ano em condomínios, seja residenciais ou comerciais. Esse encontro tem como objetivo principal discutir e votar questões relevantes para a vida em coletivo e o funcionamento do condomínio.
A AGO tem competência para decidir sobre matérias exigidas pela normalidade da vida social, listadas em lei: (i) examinar e aprovar as contas da administração e demonstrações financeiras referentes ao exercício passado; (ii) deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos; e ( ...
Desta forma, entende-se que a Assembleia Ordinária é um dever do síndico, principalmente para realizar a prestação de contas, enquanto a Assembleia Extraordinária passa a ser um recurso disponível ao síndico e aos condôminos caso haja uma necessidade ou desejo pontual.