A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.
A origem do nome Pernambuco é controversa. Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para'nã, que quer dizer “rio grande” ou “mar”, e puka, “buraco”.
“Originário do tupi si'ri ü pe, quer dizer "no rio dos siris", tendo sido mais tarde adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português”, explica o professor Adailton Andrade no site Fonte da história de Sergipe.
As teorias mais aceitas são: referência à expressão em língua tupi "Mar'Anhan", que significa "O mar que corre"; Maranhão era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da região antes da chegada dos navegantes europeus (nos países Andinos é chamado de rio Maranhão, ao entrar no Brasil muda para rio Solimões, na ...
EP1 - Introdução ao Tupi-guarani | Conexão Aldeia Tapirema
O que significa Ceará?
2a) O nosso grande escritor José de Alencar, conhecedor da língua tupi, afirma que Ceará se deriva de Siará, que significa “onde canta a Jandaia”; 3a) O grande Capistrano de Abreu afirma que Ceará se originou da aglutinação das palavras indígenas dzú (água) e erá (verde).
Brasão do EstadoCom a mensagem principal decifrada através da frase CO YVY ORE RETAMA, que significa, em tupi guarani: ESTA TERRA É NOSSA, o Brasão do Tocantins também mostra em destaque a data de instalação do Estado: 1º de janeiro de 1989.
O distrito foi criado, em 1837, com a denominação de Aracaju (palavra que significa cajueiro dos papagaios, nome indígena de origem Tupi). O Presidente da Província Sergipe Del-Rei, Inácio Joaquim Barbosa, assumiu o governo em 1853, com a ordem de D. Pedro II para modernizar e acelerar o seu desenvolvimento.
O termo Itabaiana, nome indígena, é o resultado da união dos sufixos "Ita" que significa pedra (a pedra é serra), "Taba" que significa aldeia (taba indígena), e "Oane" que significa alguém.
A raiz etimológica de maior aceitação é pelo qual são consideradas as palavras na língua tupi pa'ra = “rio” + a'iba = “ruim, difícil de navegar”, originando, então, o topônimo Paraíba, como atribuição inicial a um rio localizado na região.
Há 206 anos, um grupo de revolucionários tramava um plano para instaurar uma República no Brasil. Mas foram descobertos, gerando uma revolução improvisada que tornou Pernambuco um país por 75 dias. Desde a expulsão dos holandeses , a aristocracia pernambucana passou a viver episódios de atrito com a Coroa Portuguesa.
📌 Em 2016, no livro “Pernambuco de Fernão”, o pesquisador Jacques Ribemboim contestou essa história e argumentou que, na verdade, o nome Pernambuco tem origem na expressão em português “Boca de Fernão”. Seria uma alusão a Fernão de Noronha, explorador português que exportava pau-brasil a partir daquele trecho.
MARANHÃO - Origem controversa. Pode ser do tupi 'mbarã-nhana' (rio que corre) ou do 'marañon' (cajueiro, árvore típica da região). MATO GROSSO - Nome dado por bandeirantes em 1730 por causa das matas que eram muito espessas na região.
O nome do estado vem da antiga língua tupi e significa "no rio dos siris" (referindo-se ao Rio Sergipe), por meio da junção das palavras siri (siri), îy (rio) e -pe (em) que na linguagem dos colonizadores tornou-se Sergipe.
Brasília (17/03/2011) - Derivado do tupi-guarani, o termo “ará” significa papagaio e "acaiú" remete a “fruto do cajueiro”, formando “ará acaiú": cajueiro dos papagaios. Foi esse termo que originou o nome da capital sergipana, Aracaju, que completa 156 anos neste 17 de março.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
PARÁNÁ: O único dos três estados sulistas a ter nome de origem Tupi é o Paraná, que vem da justaposição de pará, “caudal”, com anã, “parente, semelhante”; donde: “semelhante ao caudal, mar”, o que o liga semanticamente aos acidentes geográficos.
Maria (do nome hebraico מרים, transl. Miriam, que significa "senhora, soberana") é o nome da mãe de Jesus. Tornou-se popular com a propagação do cristianismo, como forma latinizada do nome hebraico da mãe de Jesus, Maria (Miriam, em hebraico).
1 Abertura estreita e alongada que aparece na superfície de algo, surgida por acidente ou provocada; fissura, greta, racha, rachadura: “O muro do fundo tinha uma larga fenda, por onde se via parte da chácara pertencente a uma casa da vizinhança” ( MA1 ) .
Sobrenome toponímico, com origem na palavra penna, “rocha”, “penhasco” ou “pico rochoso”, provavelmente vindo do latim pinna, “pena grande da asa ou da cauda da ave”, usado como sinônimo de ameia ou parapeito, alusão às pedras que estão na parte elevada de uma fortaleza.