Os estudos na literatura médica validaram seus resultados em homens com PSA> 4 nd/ml, contudo os urologistas tendem a usá-lo a partir de níveis de PSA> 2,5 ng/ml. Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia.
Porém, quando a relação entre estes dois valores é inferior a 10% é provável ter câncer de próstata e, quando mais baixo for o valor maior a chance, sendo necessário fazer cirurgia, e em alguns casos radioterapia e quimioterapia.
Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
Se o resultado do teste está na faixa limítrofe (entre 4 e 10), o PSA livre pode ser usado para decidir se o paciente deve fazer a biópsia da próstata. Um PSA livre mais baixo significa que a chance de ter câncer de próstata é maior e o paciente provavelmente deve fazer uma biópsia.
Relação PSA Livre/Total abaixo ou acima de 20%: o que significa? | Prof. Dr. Victor Proença
Qual o nível de PSA que indica câncer?
O PSA (Antígeno Prostático Específico)
O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada. De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
Em casos de cirurgias radicais ( retirada de toda a próstata) o PSA tende a zerar (ex. 0,001). Mas em casos em que o tratamento escolhido for a radioterapia, o valor do PSA oscila bastante, mas tende a cair a níveis inferiores a 1,0.
O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.
A princípio o exame de PSA isolado tem pouco significado! Um PSA total de 0,39 é normal para um homem com toque retal normal, mas é elevado para um homem fazendo controle após prostatectomia radical. Importante salientar que PSA normal não elimina completamente o câncer de próstata.
Isso significa se deu algo ou está normal. Boa noite meu esposo fez esse exame PSA deu 0.45 ng/ml. É necessário um exame físico e uma anamnese completa do seu esposo, apenas o PSA não é o suficiente para uma avaliação completa. De qualquer forma, PSA abaixo de 4,0 ng/ml são considerados normais.
Por isso é importante a avaliação médica e o toque retal. PSA baixo é sinal de que não tenho câncer de próstata. MITO. Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal.
A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue. Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer. Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença.
A maneira de expressar o PSA indetectável varia de acordo com o laboratório , mas de maneira geral toda vez que tivermos “0,0...” já significa que o mesmo é indetectável . Ou seja, 0,04 = 0,09 = 0,03= <0,04 e assim por diante. No momento, seu exame significa que você está, nem que seja temporariamente , curado!
O esperado é que depois da cirurgia de prostatectomia radical o PSA fique zerado (geralmente os laboratórios descrevem o valor como “<0,04”). Sempre que surgir alteração no exame, a primeira medida a se fazer é repetir o teste, para confirmação do valor.
Como se calcula a relação entre PSA livre e PSA total?
Chamado de PHI – Prostate Healthy Index (Índice de Saúde da Próstata), é representado pela seguinte fórmula: PHI = p2PSA/PSA livre x raiz quadrada do PSA total. Valores altos de PHI falam a favor de câncer prostático e predizem maior agressividade do tumor.
Uma relação PSA livre/PSA total inferior a 25% é considerada um fator de risco para cancro da próstata. Para assegurar a saúde da sua próstata, é fundamental monitorizar regularmente os seus níveis de PSA e procurar orientação de um médico especializado.
Os valores de PSA total até 2,5 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.
PSA total 0,48 ng/ml é considerado cancer de próstata em homens com 54 anos. Olá! Esse valor de PSA é normal para sua idade. Porém, além do PSA, é importante realizar o toque retal e avaliar se o paciente tem sintomas urinários.
Psa total 0,38 ng/ml é normal? Normalmente sim, mas depende se você fez alguma cirurgia prostática prévia, da sua idade e volume da próstata. Independente do valor do PSA, a consulta e exame por um um urologista são indispensáveis.
PSA livre é a sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico. A substância é produzida pela próstata, e alterações nela podem indicar possíveis problemas nesse órgão. O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados.
Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.
Os níveis do PSA podem ser úteis no diagnóstico do câncer de próstata, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença.
O teste de PSA não é capaz de fornecer informações suficientes para o médico diagnosticar o câncer de próstata. Para avaliar mais precisamente o risco de se tratar de câncer de próstata, é necessário associar outros exames como toque retal, PCA3, PHI e ressonância multiparamétrica entre outros.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.