Assim, quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25% o paciente normalmente está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urnária e é tratado com a toma de antibióticos.
Regra geral, é prescrito quando o valor total do PSA se situa entre os 4 e os 10 ng/ml. Quando esta relação é inferior a 15% (ou 0,15), considera-se que existe uma maior probabilidade de tumor. Por outro lado, se for superior a 20% ou 25%, o risco é menor.
Uma relação acima de 20% indica fortemente a influência da hiperplasia benigna sobre a produção do PSA. Já a relação < 15% aumenta a probabilidade de estarmos diante de um câncer de próstata e por isso mais exames são necessários.
O valor de 4 nanogramas por ml é geralmente considerado o limite normal do PSA. Valores acima de 10 são preocupantes, e acima de 20, muito preocupantes. No entanto, esses números podem variar dependendo do tamanho da próstata do indivíduo.
Olá! No caso de valores de PSA baixos, como o seu, o PSA livre não é necessário ser considerado. Nesse caso, um PSA total de 0,26 é um valor completamente normal!
PSA livre? PSA total? Aprenda a analisar o seu exame de PSA.
Qual o nível de PSA que indica câncer?
O PSA (Antígeno Prostático Específico)
O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada. De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.
O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.
1. Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.
Quando a relação entre o PSA livre e total é superior a 20 %?
O valor do PSA livre é geralmente apresentado como uma percentagem. Por exemplo: Um homem com um valor total de PSA de 5 ng/mL e um nível de PSA livre de 2 teria uma percentagem de PSA livre de 20%. Uma percentagem de PSA livre de 20% ou mais é, geralmente, considerado um baixo risco para cancro de próstata.
O PSA é um exame de sangue complexo que quando bem interpretado da muitas informações sobre a condição de saúde de um paciente. O valor absoluto de 38% sem as informações mencionadas acima não nos permite responder a sua dúvida. Agende um Urologista para uma interpretação adequada do exame.
Qual o valor do PSA que indica câncer de próstata?
Os valores de PSA total até 2,5 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.
Qual o tamanho da próstata de um homem de 70 anos?
Por exemplo, a percepção de uma glândula de 40 a 50 g com características fibroelásticas e sem nódulos é esperado em pacientes mais idosos, podendo ser considerado como tamanho normal da próstata aos 70 anos.
Quando a próstata aumenta o volume acima do tamanho considerado normal para a idade (limite habitual de 30g) na idade adulta, já está caracterizada hiperplasia benigna da próstata (HPB). Quando a próstata está aumentada pode atingir os mais variados tamanhos… ficando semelhante a uma laranja ou uma grande maçã.
A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
Não é possível "baixar" o PSA, mas é possível reduzir seus níveis por meio de tratamentos médicos. O câncer de próstata é diagnosticado através de exames de sangue para medir os níveis de PSA e de biópsia da próstata.
O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas.
Trata-se de uma doença de alto risco, portanto a possibilidade de recidiva era alta. Deve-se repetir o PSA e se confirmado maior que 0,2 ng/ml, considerar a recidiva bioquímica. O que fazer a partir desse momento dependerá da idade do paciente, comorbidades e expectativas, por isso a decisão é muito individual.