Contrações musculares involuntárias, as chamadas espasmos, puxões, fisgadas, contraturas, pulos, susto no músculo – até isso tem esse nome –, são uma contração rápida do músculo, com um relaxamento imediato em seguida, de maneira involuntária.
Ação ou resultado de chamar alguém à atenção, de modo amigável ou discreto, por procedimento errado; ADMOESTAÇÃO; REPREENSÃO; REPRIMENDA: O Presidente deu um puxão de orelha nos países ricos.
A técnica consiste em dividir o cabelo da pessoa em pequenas partes. Enrolar essas mechas nas mãos e puxas com força os fios perto do couro cabeludo até fazer um barulho, como se estivesse estalando o couro cabeludo.
A expressão generalizada e consagrada é de facto «de pé de orelha», que faz parte de «conversa de pé de orelha», que significa «conversa confidencial»1 ou «conversa séria (geralmente para repreender)».
O puxo dirigido é a prática de pedir para a mulher fazer força e empurrar no momento do expulsivo, quando o bebê está prestes a nascer. A recomendação é que nenhum tipo de “força, força” seja dito, nem com outras palavras, por exemplo, “isso, isso mesmo, tá perfeito”.
Muitas mães temem a utilização de método usando o fórceps, já que o instrumento já foi associado a casos de violência obstétrica, e até morte do bebê. Porém, quando utilizado nas situações adequadas e de maneira correta, o fórceps é um aliado.
No momento do parto, a abertura do útero, chamada colo do útero, se dilata para permitir a passagem do bebê do útero para a vagina. A vagina é um tubo muscular que se expande para acomodar a cabeça e os ombros do bebê enquanto as contrações uterinas continuam a empurrar o bebê para fora.
A mania de puxar fios de cabelo, na verdade, é uma enfermidade. Muita gente deve conhecê-la como “doença de arrancar cabelo”, mas o seu nome real é tricotilomania. Trata-se de um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo em que a pessoa arranca cabelos ou pelos do corpo constantemente.
O sintoma característico da tricotilomania é o impulso incontrolável para arrancar os cabelos, prática precedida por nível crescente de ansiedade enquanto não o faz. Tricotilomania é uma desordem comportamental caracterizada pelo impulso incontrolável de arrancar pelos ou fios ou tufos de cabelo.
O que quer dizer quando um homem mexe no seu cabelo?
👀🤯 •Explicação: São sinais que podem indicar interesse ou flerte. Mexer no cabelo pode ser uma forma de chamar a atenção para si mesma ou um sinal de nervosismo, olhar para a boca pode indicar interesse e expor o pescoço é um gesto de vulnerabilidade e confiança, sugerindo abertura e receptividade à interação.
Na linguagem do dia a dia, é bastante comum dizermos que o filho “puxou o pai” ou “puxou a mãe”. Essa é uma imagem realmente hilária, pois a expressão significa, literalmente, “arrastar o pai” ou “arrastar a mãe”.
O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva.
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”