QAP (Estou na escuta): Indica que o operador está disponível e atento à comunicação. QSL (Entendido): Utilizado para confirmar que uma mensagem foi recebida e compreendida.
QRA (Nome do operador ou estação): Utilizado para identificar o nome ou o indicativo de chamada de quem está falando. QRU (Nada a relatar): Indica que não há informações ou novidades a serem comunicadas. QTH (Localização): Refere-se à localização geográfica do operador ou de um incidente.
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
A seguir, conheça mais algumas expressões do código Q: QRA: Qual é o seu nome? [originalmente usado para perguntar o nome de um navio ou estação de transmissão]. QRS: Fale mais devagar. QRL: Você está ocupado?
QAP é um código usado na aviação para perguntar ou responder em qual frequência (em kHz) o operador deve sintonizar e aguardar. Operadores de serviços privados usam o “QAP?” para perguntar se o interlocutor recebeu a mensagem ou se ainda encontra-se no canal.
Billy - muito utilizada por Policiais Militares, porém essa tem sentido pejorativo, de um mau policial, por vezes utilizada de forma incorreta pra designar policiais de Força Tática.
RESUMO. Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.