A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
A urina branca, também conhecida como albuminuria, pode ser provocada pela presença de infecção urinária severa, normalmente acompanhada de queimação ao urinar e febre.
Se a urina está transparente, significa que a pessoa ingeriu muita água? R – A urina bem clara indica que a pessoa está hidratada. Quando urina está amarelo-escura é preocupante? R – A cor pode ser considerada normal, porém é um sinal que precisa ingerir mais água.
O que significa a COR da sua URINA? | Qual INDICA doença GRAVE? Quais os SINTOMAS ficar atento?
O que significa urina branca leitosa?
Por exemplo, algumas infecções no trato urinário podem mudar a cor da urina para branco leitoso. Às vezes, os cálculos renais, alguns cânceres e outras doenças podem mudar a cor da urina para vermelho devido ao sangue. Estas são algumas cores anormais da urina, juntamente com as possíveis causas.
A transparência indica hidratação em excesso, que pode ser prejudicial quando o corpo mais absorve do que elimina o líquido. A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia.
Claro, sabemos que a cor natural da urina passa por muitos tons de amarelo — a depender de quão bem hidratado você está. A desidratação torna a urina um amarelo mais escuro, às vezes próximo do laranja. Já uma boa ingestão de líquidos deixa a urina num amarelo pálido diluído.
Esta é a cor normal da urina. Se você não estiver sentindo nenhum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, provavelmente significa que seu organismo está bem hidratado devido à ingestão da quantidade ideal de água e que seus rins estão funcionando bem.
A ausência de cor indica que o líquido está muito diluído, e que, portanto, o organismo está mais hidratado que o necessário. O excesso de água é um problema sério, já que pode causar um desequilíbrio dos níveis de sódio na corrente sanguínea e, também, sobrecarregar os rins.
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Ao identificar que a urina está com cor diferente e consistentemente turva, principalmente se acompanhada de dor, ardor ao urinar, ou odor forte, é recomendado procurar um médico para um diagnóstico adequado.
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.
Se for espessa e esbranquiçada geralmente traduz a existência de uma infeção e a pessoa apercebe-se disso, tem queixas. No entanto, existem grupos de pessoas que podem não ter queixas, que exigem uma maior atenção, como é o caso das crianças mais pequenas, idosos, pessoas acamadas, algaliados crónicos e diabéticos.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
Vermelha ou rósea -Esses são casos preocupantes, pois podem ser sinais de uma infecção urinária, pedra nos rins ou até câncer no trato urinário. Outras causas que podem levar a essa coloração na urina são o uso de certas medicações, a ingestão de alguns alimentos como beterraba e senna.
“A urina, um líquido formado pelos rins, transporta resíduos e toxinas que devem ser eliminados do organismo. Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica.
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.
Não, quanto mais claro o xixi, não é melhor. “Se a urina estiver transparente (1), isso significa que ela está muito diluída e está sendo consumida uma quantidade excessiva de água”.
Uma maneira simples de monitorar a saúde dos seus rins é prestar atenção à cor e ao aspecto da sua urina. Normalmente, a urina saudável deve ser de um tom claro a amarelo. Ela não deve ser turva ou conter espuma.
Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.
Os rins são dois órgãos de cor marrom-avermelhada, com formato de feijão, que ficam na região lombar, por trás do fígado e estômago, nos dois lados da coluna vertebral.
Muita gente acredita que o bom é a urina transparente, mas isso não é verdade. Nem sempre essa transparência é um sinal positivo pois ela pode indicar uma urina excessivamente diluída. Essa ingestão excessiva pode levar a uma sobrecarga dos rins.
A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.
O pH geralmente varia entre 5.5 e 7.5. É importante salientar que a urina já é naturalmente ácida. As células sanguíneas e proteínas devem estar em níveis adequados, ou seja: até 10.000/mL para leucócitos e até 8.000/mL para hemácias. A presença de bactérias e células anormais é mínima.