O que significa quando o exame de endoscopia da Positivo?
O teste de urease é realizado durante a endoscopia digestiva alta, para verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori, associada à gastrite, duodenite, úlceras, câncer e linfoma do estômago. Quando positivo, o teste significa que a bactéria está presente no estômago.
O que é um resultado positivo para uma endoscopia?
A forma mais utilizada para confirmar sua presença no organismo é por meio do teste da urease, que é feito pela coleta de amostras da mucosa do estômago com uma pinça de biópsia durante a endoscopia digestiva alta. Quando positivo, significa que a bactéria está presente no organismo.
Urease positiva significa presença da bactéria Helicobacter pylori. A infecção pelo H. Pylori é bastante comum, não é grave, porém possui indicacões de tratamento. Procure seu médico.
A endoscopia digestiva alta permite ao médico visualizar o esôfago e o estômago, além de fazer biópsias (retirada de pequenos fragmentos do tecido). O material da biópsia é enviado a um laboratório para que seja confirmado (ou não) o diagnóstico de tumor maligno e definido qual o tipo de tumor.
H. pylori positivo no exame: Entenda o significado clínico desse resultado! - Dr. Victor Proença
Qual é o primeiro sinal de câncer no estômago?
Náuseas e vômitos: Particularmente quando recorrentes e sem causas aparentes. Sangue nas fezes ou no vômito: Um sinal alarmante que sempre necessita investigação médica. Alterações nos hábitos intestinais: Diarreia e constipação frequentes e alternadas.
A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.
A H. Pylori pode ser transmitida por meio do consumo de água e alimentos contaminados, além do contato com fezes e saliva da pessoa com a bactéria. Dessa forma, maus hábitos de higiene, como não lavar as mãos após usar o banheiro ou antes de preparar as refeições, aumentam a probabilidade de transmissão.
Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.
Quando a endoscopia tem como indicação a remoção de pólipos ou a retirada de tecido para biópsia, pode ocorrer um sangramento não significativo após o exame. O risco de perfuração ou lesão na parede dos órgãos e de infecções após o procedimento – em função da migração de bactérias para o local – também é muito pequeno.
Que doenças o exame pode detectar? O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.
A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica. Com isso, é possível identificar bactérias, inflamações, células cancerígenas ou outras doenças.
Pylori positivo. Nesses casos, devem retornar ao médico para receitar uma nova classe de antibióticos. Durante o tratamento deve-se evitar o uso de álcool e de alimentos que ataquem diretamente o estômago, como condimentos, frituras, excesso de embutidos.
A infecção crônica pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) está associada ao risco de desenvolvimento de câncer de estômago. A presença dessa bactéria no estômago pode levar a inflamação crônica e danos celulares, aumentando a probabilidade de mutações genéticas que podem levar ao câncer.
Inchaço abdominal: Sensação de aumento do abdômen ou barriga distendida, um sintoma que pode comum na infecção por H. pylori; Sensação de saciedade precoce: Uma sensação incomum de estar rapidamente satisfeito durante as refeições, mesmo após ingerir pequenas quantidades de comida.
O teste da urease positivo é indicativo de infecção pela bactéria H. pylori. O tratamento é a base antibióticos sendo recomendado realizar uma consulta. Lembrando que a receita para o tratamento é especial.
A presença de úlcera no estômago causa sintomas como dor e queimação no meio do abdômen, náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio, sendo importante que o gastroenterologista seja consultado.
De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H. pylori em até 90% dos casos. Mas, alguns pacientes podem precisar de medidas adicionais. “Nos casos refratários, podemos tentar outros esquemas de erradicação, considerados de segunda linha”, completa o profissional.
O que não pode comer quando está com bactéria no estômago?
pylori: Evite alimentos irritantes: Durante o tratamento, é aconselhável evitar alimentos que possam irritar o estômago, como alimentos picantes, alimentos fritos, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e cafeína. Esses alimentos podem aumentar a acidez estomacal e causar desconforto.
A infecção pela bactéria H. pylori ocorre no revestimento do estômago e ela também pode ser encontrada nas fezes, na saliva e na placa nos dentes. A bactéria H. pylori pode ser transmitida de pessoa para pessoa, especialmente se as pessoas infectadas pela bactéria não lavarem bem suas mãos após evacuarem.
O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias. A duração do tratamento de erradicação do H.
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
Vale ressaltar novamente: a biópsia não é indicada apenas em casos de câncer, apesar de ser importante no diagnóstico dessa doença. Diversos tipos de câncer, como o câncer de mama, de colo do útero, de próstata e do trato gastrointestinal podem ser diagnosticados.
Esse teste serve para determinar a presença da bactéria Helicobacter pylori e é positivo, se a cor do líquido se tornar rosa ou vermelho. Então, teste de urease positivo, significa que há a presença de bactéria no estômago e teste de urease negativo, significa que a bactéria não foi detectada.