Chamada de complementação pedagógica ou simplesmente R2, é uma Licenciatura de curta duração direcionada a quem já tem uma graduação, seja do tipo Bacharelado ou Tecnólogo. Por exemplo: quem tem o diploma em Engenharia pode aproveitar a R2 e fazer uma Licenciatura curta em Matemática.
O curso R2 em pedagogia irá te preparar para dar aula e comprovar para um possível empregador que você tem o conhecimento necessário para ser professor. Com a formação, há uma maior chance de conseguir uma oportunidade na área.
Diferentemente de uma Segunda Licenciatura, que faria o estudante iniciar do 0 um novo curso, a Formação Pedagógica R2 é um complemento para que o profissional já formado possa trabalhar com professor em sua área, mas conhecendo as corretas práticas de ensino e metodologias pedagógicas que um licenciado possui.
Quem faz o curso R2 recebe diploma ou certificado?
Por ser um curso de caráter especial, com conclusão em menor tempo, pressupõem-se que seja um curso diferente, mas não é. Ao final do curso, o aluno deverá receber o diploma de Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, com habilitação na disciplina específica.
O curso de R2 em Pedagogia é destinado aos profissionais já graduados que buscam expandir suas competências e habilitações na área da educação. A modalidade oferece uma abordagem centrada em disciplinas que estimulam a prática educativa em diversos contextos, adotando um modelo de formação compacta.
A R2 Formação Pedagógica é autorizada e reconhecida pelo MEC, portanto tem condições de oferecer o melhor curso de formação pedagógica para bacharéis. Ademais ela obteve excelente conceito na avaliação do MEC, o que comprova seu compromisso e responsabilidade com os alunos.
As licenciaturas da R2 são reconhecidas pelo MEC e te deixam totalmente apto para concorrer às vagas na sua área de formação. 👉 Comenta aqui qual concurso é o seu foco e saiba como nossa licenciatura pode ser o diferencial que você precisa para transformar sua carreira!
Esse curso é reconhecido? Sim. Estas licenciaturas foram criadas pelo Ministério da Educação (MEC) conforme RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, do Conselho Nacional de Educação.
Qual a diferença entre uma licenciatura em pedagogia e uma licenciatura plena em pedagogia?
Não há diferença entre licenciatura e licenciatura plena, devido à extinção das licenciaturas curtas, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Todas as pessoas que se graduam nessa modalidade atualmente são plenos, mesmo que não esteja no diploma o termo impresso.
Chamada de complementação pedagógica ou simplesmente R2, é uma Licenciatura de curta duração direcionada a quem já tem uma graduação, seja do tipo Bacharelado ou Tecnólogo. Por exemplo: quem tem o diploma em Engenharia pode aproveitar a R2 e fazer uma Licenciatura curta em Matemática.
A norma atualiza outros regulamentos, de 2019 e de 2015, e estabelece, entre outros pontos, que cursos de licenciatura terão, no mínimo, duração de quatro anos, com 3.200 horas de carga horária — das quais ao menos metade (1.600 horas) deve ser realizada de forma presencial.
O R² nos informa que percentual é eliminado do erro de previsão na variável quando usamos a regressão de mínimos quadrados sobre a variável . Como resultado, também é chamado de coeficiente de determinação.
A R2 trata da formação especial de professores, que dispõe sobre o aproveitamento dos bacharéis ou tecnólogos que não poderiam ser absorvidos pelo sistema de ensino, por não terem a habilitação exigida que é a licenciatura.
Hoje, a Lei de Diretrizes e Bases (no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) determina formação mínima de nível médio na modalidade normal para os professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.
Mas, normalmente, acontece a partir do quarto semestre. Aqui no EAD Premium Unifacvest, o estágio obrigatório de pedagogia aparece na grade curricular no quinto semestre do curso, como uma primeira etapa, e depois reaparece no sétimo semestre.
O programa tem uma duração média de um ano e é oferecido por instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC. Durante o programa, os participantes estudam disciplinas pedagógicas e didáticas, que visam capacitar o profissional para a docência em sua área de atuação.
Ao optar pela Licenciatura para graduados em 6 meses da R2 Formação Pedagógica, você não está apenas escolhendo um curso, mas um compromisso com a excelência, uma promessa de transformação e uma jornada que redefine o que significa ser um educador no mundo contemporâneo.
Com essa nova resolução, os estudantes de pedagogia terão chance de atribuir aula, uma situação que não havia para esses estudantes, mas só será a partir do 4º semestre.
Assim como outros ofícios, para exercê-lo é necessário ter um diploma de graduação, que pode ser obtido em formações dos tipos licenciatura, segunda licenciatura e R2, de acordo com a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 2015.
O curso de Formação Pedagógica para bacharéis e tecnólogos (R2) tem o objetivo de possibilitar a atuação de profissionais com nível superior com uma formação pedagógica para ministrar aulas em áreas de licenciatura, habilitando para prestar concursos públicos e concorrer a vagas em escolas e colégios.
Posso fazer concurso com a minha segunda licenciatura em Pedagogia?
Segunda licenciatura vale para concurso? Sim, com certeza. Isso porque o próprio MEC considera essa formação especial como um título oficial e formal, o que significa que ele é válido em concursos, na famosa prova de títulos.