A sigla "RS" no documento de um veículo significa "Recuperado de Sinistro". Essa indicação é colocada no documento de um carro que sofreu um sinistro, foi considerado como perda total ou parcial.
Esta família, que inclui os esportivos RS3, RS4, RS5, RS6, RS e-tron GT, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8 e TT RS, liderou este ranking exclusivo com cerca de 17.600 unidades registradas em 2021 e quase 7.000 unidades no primeiro trimestre de 2022.
RS indica que o veículo foi "Recuperado de Sinistro", ou seja, sofreu um acidente ou dano significativo e foi reparado. Embora um carro com RS no documento possa ser uma boa oportunidade de negócio - porque o valor tende a ser menor - é fundamental ter cautela para garantir uma compra segura.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
Criada pela divisão esportiva da Ford, à época sediada na Alemanha (entre 1960 e 1970) quando saiam com motores britânicos, a linha RS ganhou vida para encarar as corridas de rali já na década de 1960. Não por acaso, os modelos preparados por aquela divisão recebem o sobrenome RS, que significa Rally Sport.
Vários fabricantes já a utilizaram ao longo do tempo, com diferentes significados, entre os quais Rally Sport e Racing Sport. Esse último termo é o escolhido pela Audi para batizar sua linha de alto desempenho. Porém, a marca o traduz para sua Língua Mater, o alemão: RennSport.
Você sabia que R.S. significa Renault Sport, a divisão esportiva da Renault especializada em fabricar carros de alta performance? E que o primeiro projeto da divisão no Brasil é o #SanderoRS? Agora ficou fácil entender de onde vem o DNA desse verdadeiro esportivo.
Para isso, acesse o site do Detran do seu Estado e procure a opção de consulta de veículos. Em seguida, insira o número da placa do veículo, as outras documentações dependendo do Detran do seu Estado e aguarde os resultados.
A comercialização de carros que já sofreram perda total não é ilegal já que eles podem ser recuperados e passar por um processo de certificação. No entanto, alguns revendedores podem não ser transparentes e não informarem o motorista sobre o sinistro do veículo.
Qual a desvalorização de um carro recuperado de sinistro?
Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
A diferença de desempenho do motor 170 TSI para o 200 TSI é logo percebida. O carro é menos arisco na arrancada. Aceleração em tempo razoável, mas a estilingada ou fôlego do turbo dura pouco. As retomadas (ultrapassagem) são mais lentas.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
SW4? O que significam? O SW é a abreviação de “station wagon”, que seria uma tradução para vagão de trem, em relação à forma, mas o carro em questão é o modelo perua. Já o SW4 tem a mesma conotação, porém, como utilizado pela Toyota, refere-se a uma versão perua com tração nas quatro rodas.
EXL: Executive Extra Luxe - Civic versão topo de linha com todos os equipamentos opcionais. EXR: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. EXS: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. LX: Luxe - Versão intermediária com alguns equipamentos opcionais.
Assim como a luxury touring, o Z nesta sigla apenas significa que esta versão do veículo é uma 'topo de linha'. Diversos modelos da Chevrolet contam com esta denominação, como o Cruze, a Spin e a Tracker.
GTR ou GT-R, (Gran Turismo Racing) - um GT de corridas, como o Mercedes AMG GTR, o McLaren F1 GTR e o Nissan GT-R. HGT (High Gran Turismo) - usado pela FIAT em algumas versões esportivas, como o Brava HGT.