Entre estas está a S∴S∴S∴ que a maioria dos autores assevera ser uma saudação do latim e que significa “Sapientia, Salute (Salus), Stabilitate (Stabilitas)”.
Luz e Conhecimento, p triângulo como símbolo de luz e o Delta luminoso como uma fonte de conhecimento espiritual e moral para os maçons. O Delta luminoso é frequentemente associado aos graus superiores da Maçonaria, simbolizando a busca por conhecimento e iluminação espiritual.
Em matemática, o sinal de conclusão (∴) é um símbolo que é escrito antes de uma conclusão lógica. O símbolo consiste em três pontos formando um triângulo. Pronuncia-se Logo…, Portanto… ou Em conclusão…
Salus, Sapientia, Stabilitas (locução latina, que significa Saúde, Sabedoria e Firmeza, ou Estabilidade). Não é como muitos pensam, dizem e praticam, “Saúde, Saúde, Saúde”.
O rito escocês antigo e aceite, R∴E∴A∴A∴ ou simplesmente Rito Escocês, é um dos vários Ritos maçónicos. Um rito maçônico é um conjunto de especificações e preceitos utilizados para se praticar os rituais maçónicos.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
São maneiras específicas de se apertar as mãos e que envolvem tanto a forma como se segura a mão, até a pressão envolvida nos dedos. Mas para saber com detalhes só se você fizer parte da Maçonaria, pois na Internet você não vai encontrar uma descrição específica e pode até encontrar descrições falsas.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
Grande Arquiteto do Universo: A letra “G” pode representar o Grande Arquiteto do Universo, um termo utilizado pelos maçons para se referir à força criadora suprema, seja ela entendida como Deus, o Supremo Criador ou a Divindade universal.
Na construção de uma sociedade justa e equitativa, três pilares fundamentais se destacam: liberdade, igualdade e fraternidade. Esses princípios, muitas vezes associados à filosofia maçônica, são essenciais para o florescimento de comunidades vibrantes e harmoniosas.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
A maçonaria em sua vertente tradicional exige daqueles que buscam iniciar em seus augustos mistérios a crença em Deus1, independente de filiação religiosa, respeitando a liberdade de pensamento e a expressão de fé de cada indivíduo.
O bode passou então a ser associado às práticas de bruxaria e à própria luxúria, tornando-se impuro e maléfico. Nas representações do Juízo Final, os bodes eram colocados à esquerda em manada significando os condenados. Eram também apresentados como a montada das bruxas.
Os mais utilizados são o Rito de York (70%) o Rito Escocês Antigo e Aceito (12%) e o Rito Moderno (7%) (também chamado de Rito Francês ou Moderno na Europa). Juntos, estes três ritos detém como seus praticantes mais de 99% dos maçons especulativos.
Por ser o ritual que ingressa o não maçom à ordem, é o que chama mais atenção e praticamente toma para si toda a atenção do mundo não maçom. Tradicionalmente, durante todo o tempo que se está no grau de Aprendiz não lhe é permitido falar em Loja.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
O que significa a letra G no símbolo da maçonaria?
A letra G: A letra G é frequentemente vista no centro do símbolo do esquadro e do compasso. Ele significa geometria, a base para a maçonaria - e, simbolicamente, para a maçonaria moderna. Prumo e Nível: Na alvenaria, o prumo e o nível garantem que as superfícies estejam niveladas vertical e horizontalmente.
A Maçonaria não é um clube social, onde você pode comprar o seu ingresso de admissão. O ingresso de associados só é possível através da indicação, ou convite, de outro Maçom. E o candidato deve, ainda, ser submetido ao devido processo de avaliação, aprovação e, finalmente, iniciação.