Para os evangélicos, São Jorge representa coragem, fé, proteção e vitória espiritual. Ele é visto como um exemplo a ser seguido, um intercessor poderoso diante das batalhas espirituais enfrentadas pelos fiéis.
Criado por pais cristãos, Jorge era um jovem virtuoso que fez carreira como militar. Sua fé chamava a atenção e, justamente por isso, foi perseguido. Cheio de virtudes e coragem, deu a vida para defender o nome de Jesus Cristo.
Devido à sua fé em Jesus, Jorge não aceitou venerar as imagens do império e por causa disso foi morto. Por Jesus ele viveu e morreu como um exemplo para nós hoje. E o que ele tanto desejava era que todos do Império Romano deixassem aqueles costumes e adorassem somente a Deus. Jorge cria assim.
O dia de São Jorge, celebrado neste domingo, é de grande movimentação, em especial para os fieis da cidade do Rio de Janeiro, onde a data é considerada feriado. Milhares de pessoas visitam as igrejas e capelas para expressar afeto e devoção a um dos santos mais venerados do catolicismo.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
Jorge é cultuado através de imagens produzidas em esculturas, medalhas e cartazes, onde se vê um homem vestindo uma capa vermelha, montado sobre um cavalo branco, atacando um dragão com uma lança. E ironicamente, o que motivou o martírio deste homem foi justamente sua batalha contra a adoração a ídolos...
Na falta de notícias sobre a sua vida, em 1969, a Igreja mudou a sua celebração: de festa litúrgica passou a ser memória facultativa, sem, porém, alterar seu culto. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo.
Segundo fies, São Jorge foi um soldado Cristão do Império Romano que foi torturado várias vezes por não concordar com a perseguição aos adeptos do Cristianismo, morreu decapitado em 23 de abril de 303.
Conhecida por espantar inveja e negatividade, religiões de matrizes africanas como umbanda e candomblé acreditam que a planta pode servir como um orixá. No catolicismo, ela recebe esse nome como homenagem a São Jorge, que derrotou um dragão usando a ponta de uma lança.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
O calçado, a prontidão para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Assim, o Santo é lindamente representado como um guerreiro, um oficial do reino de Deus, vestido para a batalha espiritual contra o mal.
Qual o significado da espada de São Jorge na Bíblia?
Herança dessa dupla referência religiosa é a fama mística da planta: cultivada num vaso perto da porta ou dentro de casa, a espada-de-São-Jorge teria o poder de espantar quebranto e mau-olhado.
Um dos fatos mais conhecidos da vida de São Jorge e que se propaga até aos dias de hoje, e é um milagre atribuído a ele, é quando São Jorge vence o dragão com o seu cavalo e remete a nossa luta contra o mal. Aconteceu na cidade de Salém, na Líbia. Nessa cidade havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão.
São Jorge é tão importante na história da fé cristã que é venerado tanto pela Igreja Romana, como pela Igreja Ortodoxa e pela Igreja Anglicana. Por isso, São Jorge não só é santo católico, como é um grande santo da nossa Igreja, modelo a ser seguido pelo seu testemunho de fé e fidelidade a Cristo.
O texto abaixo foi publicado originalmente em 23/04/2019 e republicado em 23/04/2024. O Dia de São Jorge é o dia do santo padroeiro da Inglaterra e do Estado do Rio de Janeiro, comemorado no 23 de abril de cada ano.
No dia 23 de abril, milhares de pessoas ao redor do mundo celebram o dia de São Jorge. Presente em letras de música, sambas-enredos e referência até no futebol, o santo é venerado tanto pela igreja católica quanto pela ortodoxa e anglicana.
Em 303, quando o imperador emanou um edito para a perseguição dos cristãos, Jorge doou todos os seus bens aos pobres e, diante de Diocleciano, rasgou o documento e professou a sua fé em Cristo. Por isso, sofreu terríveis torturas e, no fim, foi decapitado.
A imagem de São Jorge, o santo guerreiro, simboliza a vitória contra o mal. É a representação de sua vida contada através de uma imagem forte e rica de significados. Um dos mais populares santos da religião católica, também é cultuado na umbanda, onde corresponde ao orixá Ogum.
Em seu nome, quebro e destruo qualquer maldição. Mentira, sentimentos de vingança, elos cármicos destrutivos e qualquer disfunção na minha saúde ou de alguém da minha família, protege-nos, São Jorge!
São Jorge é um santo reconhecido pela Igreja Católica.?
O santo é o padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha (sobretudo na região da Catalunha) em Portugal, no Canadá, na Lituânia, na Rússia, na Bulgária, entre outros países. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa.
São Jorge é um dos santos mais populares do Brasil. Lembrado por ter sido um grande guerreiro, ele é associado à luta contra os males e energias negativas que acometem nossa vida, a de nossos amigos e família.
São Jorge (em grego: Άγιος Γεώργιος; romaniz.: Ágios Geṓrgios; em latim: Georgius; entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.