Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.
Nas artes marciais japonesas, sensei se refere a alguém que é o chefe de um dojo. Tal como acontece com senpai, sensei pode ser usado não apenas como um sufixo, mas também como um título autônomo.
Além disso, SENSEI é usado para políticos e escritores, entre outros. Vale lembrar que SENSEI não é usado apenas como um título de honra, mas também se usa SENSEI quando chamamos uma pessoa, sabendo que ela é SENSEI, mas sem se lembrar de seu nome. Em tal situação podemos dizer algo como “SENSEI, SUMIMASEN”.
Obs.: SENSEI® é um produto que apresenta ação específica sobre as ninfas ou formas jovens dos insetos da classe Hemiptera. Desta forma as aplicações com SENSEI® devem ser iniciadas quando for constatada a presença das primeiras ninfas ou formas jovens das pragas nas culturas indicadas.
Quando se chama alguém pelo seu nome em japonês, acrescenta-se o título honorífico SAN depois do nome. Quando se fala com meninas, pode-se acrescentar CHAN depois do nome. Já com meninos, acrescenta-se KUN depois do nome.
Chan. Usado para crianças e meninas como forma de tratamento íntima e informal. É como um diminutivo carinhoso, e por isso também é utilizado entre um casal de namorados, amigas próximas ou até mesmo com animais pequenos, como cães e gatos.
Não sair do Dojo antes do professor, só com a sua permissão. Este tipo de cumprimento é realizado em “seza” ajoelhando-se com o joelho esquerdo e depois o direito permanecendo separados com as mãos sob as pernas e a mulher de joelhos unidos com as mãos sob os joelhos.
O Sensei ergue-se, dando indicação ao Senpai, que depois de se levantar, por sua vez pede aos alunos para se colocarem de pé (Tate Kudassai), por ordem decrescente de graduação (o Kohai ergue-se no final). Por fim, todos se cumprimentam entre si (Otaiga ni Rei).
E para ser considerado Sensei, uma pessoa com conhecimento suficiente para ensinar a outra, é necessário ter no mínimo o “SanDan” (Terceiro Grau). Uma pessoa sem vivência, sem maturidade, sem conhecimento técnico e dotada de bons exemplos, não pode e não deve ser considerada “Sensei”.
MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.
Em primeiro lugar, como você realmente diz ''olá'' e ''oi'' em japonês? Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.
O "kun" possui muitas semelhanças com o "chan", mas também apresenta suas particularidades. O sufixo é usado também para se direcionar carinhosamente a alguém, mas normalmente é mais empregado para se referir a pessoas que são identificadas como meninos, apesar disso também não ser uma regra e existirem exceções.
O sufixo sama confere um sentido de nobreza e superioridade, utilizado para se referir às pessoas que possuem uma altíssima importância ou posição no Japão, como é o caso dos deuses ou imperadores. Sama é o tratamento honorífico mais elevado que existe no sistema hierárquico japonês.
De forma simples, senpai 先輩 significa “veterano”, enquanto kōhai 後輩 significa “novato”. Senpai se refere a alguém que está acima na hierarquia e vale para a escola, trabalho, clube esportivo ou organização. Eles devem atuar como mentores dos kōhai e assumir a responsabilidade por eles.
'San' em japonês é uma forma de tratamento respeitosa, usada após o nome de alguém. Entenda de uma vez como funciona este sufixo! No japonês, o sufixo san é amplamente utilizado como uma forma de tratamento respeitosa, equivalente a “senhor” ou “senhora” em português.
A palavra “Sensei” (先生) é amplamente utilizada no Japão para referir-se a mestres, professores ou instrutores. Literalmente, “sensei” significa “nascido antes”, indicando uma pessoa que possui mais experiência e conhecimento em determinada área.
"Senpai" também é utilizado como uma forma respeitosa de se referir a colegas de trabalho mais experientes do que você. "Sensei" é um sufixo de tratamento utilizado ao referir-se ao seu professor ou mestre (no sentido de mestre e discípulo).
KOHAI (後輩). SENPAI é um estudante sênior (designado pelo SENSEI) que se torna responsável por um ou mais KOHAI (estudantes) para ensinar-los informações básicas sobre o Ryû (流) ou escola.