A expressão hebraica Benei Elohim, traduzida geralmente como "filhos de Deus", é entendida por alguns como a descrição de anjos ou seres humanos imensamente poderosos.
A palavra “filho” deve ser entendida no sentido espiritual, porque “Deus é espírito”. Dizer que Jesus é o Filho de Deus significa, pois, que veio de Deus (João 13:3) e que tem a natureza de Deus, como também Sua autoridade e Seus direitos.
Ser filho de Deus é a base de nossa fé e confiança em Deus e da nossa esperança da glória futura. Como filhos de Deus, somos herdeiros de Deus e co-herdeiro com Cristo.
Ser Filho de Deus é seguir a Lei, e a lei, ser honesto e justo, com toda a humanidade, tratar a todos como Filhos de Deus, e Filhos dos Homens, nossos irmãos. Quem for encontrado assim agindo, no Dia da Presença, da Parusia, da Manifestação do Espírito, herdará o Reino de Deus.
O Verdadeiro filho de Deus Obedece aos Seus Mandamentos
Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” – 1 João 2:3-6.
Significado de "Filho do Homem" (estudo bíblico) | #283
Quem pode ser chamado de filho de Deus?
[Os filhos de Deus] são nascidos de semente incorruptível, pela Palavra de Deus. (1 Pedro 1:23). “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” Tiago 1:18.
Crer em Jesus é o meio que nos leva a mudar de “status” ou “posição”. É o meio que nos leva a ser “filhos de Deus”. Deus nos adota como Seus filhos por meio de Cristo. Jesus diz que costumávamos ser “filhos de vosso pai, o diabo” (João 8:44).
Quais são as maiores características de um filho de Deus?
Por serem guiados pelo Espírito de Deus, os filhos de Deus têm características próprias dEle. São: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5.22,23).
O resultado de ter sido nascido de Deus e considerado como filho Dele é que nós somos considerados como que propriedade de Deus, ou seja, que nós pertencemos pessoalmente a esse Deus que nos demonstra Seu amor em Cristo Jesus.
Além desses, os filhos desfrutam de outros benefícios exclusivos: a garantia da Salvação; o direito de ser co-herdeiro da herança Divina junto com o Senhor Jesus; e a honra de participar da disciplina de Deus para a preservação da fé”, esclarece o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé na Bíblia Fiel Comentada.
Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus. De Seu Pai, Ele herdou poderes divinos (ver João 10:17–18).
1João 3:2 NVI. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
A designação 'filhos de Deus' é atribuída aos anjos em diversos textos do Antigo Testamento, como Jó 1.6, 2.1 e 38.7. Defensores dessa interpretação argumentam que passagens como 2 Pedro e Judas corroboram a ideia de que alguns anjos se envolveram em relações sexuais ilícitas, sendo por isso aprisionados nos abismos.
Atualmente, o Filho de Deus, é quase sempre, em contextos religiosos, uma referência a Jesus Cristo, "um filho de Deus" pode ser usado para se referir a um dos "filhos de Deus", referindo-se a toda a humanidade, a todos os cristãos ou a um grupo mais restrito.
Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
Os homens somente passam à condição de FILHOS DE DEUS quando nascem de novo, ou seja, quando se arrependem dos seus pecados e os deixam, creem em Jesus e O aceitam como Senhor e Salvador das suas vidas.
the children of God. Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Concluindo, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem se desesperar por receber de volta. Então, sendo assim, grande será o vosso prêmio, e sereis filhos do Altíssimo.
Qual a diferença entre filho de Deus e Filho do Homem?
Jesus se intitula o Filho de Deus, que estaria mais ligado a Deus, enquanto que o Filho do Homem se ligaria mais à humanidade. Jesus disse a Nicodemos: "Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu - o Filho do Homem [que está no céu]" (João 3:13).
Aliás, esta é a única bem-aventurança que menciona que “serão chamados filhos de Deus”, justamente pelo fato de que Deus deu o seu filho para reconciliar o mundo consigo mesmo. (2 Co 5.18). Paulo disse que, quando somos justificados pela fé, temos paz com Deus (Rm 5:1).
O homem tem o direito de se tornar filho de Deus somente se crer no nome de Cristo. Quando Ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de Deus. Portanto nem todas as pessoas são filhos de Deus no sentido bíblico. Nesta lição você irá compreender que todos os homens nascem criaturas de Deus.