Ressuscitar com Cristo é um conceito central na teologia cristã, que se refere à experiência espiritual de renascimento e transformação que ocorre quando uma pessoa se entrega a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Para o teólogo Rodrigo Alves, a ressurreição garante àqueles que creem na história que eles não estão sozinhos durante este momento caótico. “Um dos aspectos mais importantes na ressurreição de Jesus Cristo é acreditar em um Deus vivo.
O Apóstolo diz-nos que mediante a Ressurreição de Jesus acontece algo absolutamente novo: somos libertados da escravidão do pecado e tornamo-nos filhos de Deus; ou seja, somos gerados para uma vida nova.
Qual a importância da ressurreição de Cristo em nossas vidas?
Por isso a vida de Jesus pela sua morte e ressurreição é fonte de alegria para todo o ser humano, motivo de alegria infinita, de salvação, de amor. A ressurreição de Jesus alude a vida divina de todo o ser humano, porque a morte não é o ponto final, mas a vida futura, a vida eterna.
Ressurreição ou anastase (em latim: resurrectio, em grego: anastasis) é o conceito de voltar à vida após a morte. Em várias religiões um deus de vida, morte e ressurreição é uma divindade que morre e ressuscita.
A celebração da Páscoa da Ressurreição de Jesus é o evento litúrgico mais importante de nossa vida cristã e da nossa Igreja. É a Ressurreição de Cristo o fundamento da nossa fé e sem o qual não podemos existir enquanto cristãos. “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé” (1 Cor 15,12).
A certeza da Ressurreição de Cristo nos abre a esperança de que a morte não tem a última palavra e que Deus nos prepara um novo céu e uma nova terra, que se iniciam agora e culminam em uma vida em plenitude, onde Deus será tudo em todos.
Ressurreição significa deixar que a vida se manifeste. Jesus passou pela nossa vida humana e venceu muitas tribulações e por fim venceu a morte para que uma vida nova pudesse surgir. A partir desse fato tudo mudou.
A mensagem da ressurreição é, de fato, testemunho de fé, mas a fé na ressurreição não é produto desse testemunho. Cristo ressuscita em toda a sua realidade pessoal. Não é somente a sua alma que vive. A ressurreição de Cristo é também corpórea.
A ressurreição aconteceu exatamente como os profetas preveram. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:3-4: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”
Para que Jesus se tornasse o cabeça deste organismo humano, era necessário ser homem para sempre. Por isso necessitava de um corpo humano. Sem a ressurreição do corpo, Cristo teria deixado de ser humano. Pela ressurreição física o Senhor se tornou homem eternamente, com um corpo transfigurado e glorificado.
A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”.
Após quarenta dias de sua ressurreição, Jesus elevou-se ao céu, onde está sentado à direita do Pai, sendo a sua entrada na glória de Deus. É também a exaltação da natureza humana, a vitória humana sobre o pecado e a morte pela vida de Jesus.
A ressurreição da filha de Jairo, chefe de uma Sinagoga, a ressurreição do jovem filho da viúva de Naim que acabamos de ouvir, e a ressurreição de Lázaro. A filha de Jairo foi ressuscitada quando ainda se encontrava dentro da casa. O jovem foi ressuscitado no caminho para ser enterrado.
Qual é a importância da ressurreição de Cristo em nossas vidas?
Em outras palavras, a ressurreição de Jesus é um evento crucial para a nossa fé cristã, pois é nela que está a garantia de que a nossa fé não é em vão e que os nossos pecados são perdoados. Além disso, a ressurreição de Jesus nos traz a segurança de que a morte não tem a última palavra sobre a vida do cristão.
O que representa a ressurreição de Cristo para cada um de nós?
A certeza da ressurreição de Cristo recrudesceu os ânimos e injetou nova vida em todos eles. Assim, a ressurreição é a vitória de Cristo sobre a morte, e também a vitória da Igreja e a vitória de todos os homens de fé, em todos os tempos.
Podemos fazer isso por meio de atos de serviço, amor e caridade, como visitar os doentes, ajudar os necessitados ou simplesmente oferecer uma palavra de encorajamento para quem necessita.
Significa deixar que a vida se manifeste. Jesus passou pela nossa vida humana e venceu muitas tribulações e por fim venceu a morte para que uma vida nova pudesse surgir. A partir desse fato tudo mudou para os seus discípulos(as), seguidores(as) e também para nós.
Deus vem ao encontro das pessoas para levá-las ao encontro com Ele. Na Ressurreição acontece a realização do plano de Deus, salvar a humanidade. A historicidade da ressurreição é contestada por estudiosos, mas sem fundamentação concreta nos princípios da fé.
A realidade da ressurreição de Jesus incentiva-nos em nosso trabalho para mudarmos as coisas para melhor e assegura-nos de que o poder de Deus, presente no mundo, torna todas as coisas possíveis (Mateus 19:26). Essa esperança de renovação é um elemento muito importante das boas novas de Jesus que trazemos.
3) Regeneração. “Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1 Pedro 1:3). 4) Perdão de pecados. “E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.” (1 Coríntios 15:17).
Por meio da Expiação de Jesus Cristo, todas as pessoas ressuscitarão. Nosso corpo e nosso espírito serão reunidos em um estado perfeito e imortal. A compreensão e o testemunho da ressurreição podem dar-nos esperança ao enfrentarmos os desafios, as provações e os triunfos da vida.
Nestes versículos o Apóstolo Paulo declara que a Ressurreição de Cristo significa que todos ressuscitarão. 20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.