É a manifestação da Divindade. As Cobras inserem o Triângulo, ou, de uma outra forma, as Três Forças Básicas (Pai, Mãe e Filho) estão “escondidas” pela Sabedoria. É preciso despertar a Sabedoria para receber a fagulha destas Forças.
Por tal característica, a serpente deve ser compreendida a nível simbólico como um animal ambíguo, podendo representar vida ou morte, proteção ou ameaça, cura ou doença, sorte ou azar, benção ou maldição, sabedoria ou ignorância, verdade ou mentira, astúcia ou malícia, prosperidade ou penúria, céu ou terra, fogo ou ...
Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.
A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento. Esses significados eram muito comuns na antiguidade, quando cobras eram animais cultuados pela sociedade.
Significado da Cobra - O Poder Oculto do Animal de Poder!
O que significa o signo serpente?
Com sua astúcia, o nativo da Serpente é um pensador profundo. Tem a sabedoria inata e conserva sua presença de espírito. Precisa ter atenção no relacionamento com os outros e usar essa sabedoria para não ser muito exigente.
A serpente tem uma importante função na cadeia alimentar. Ela se alimenta de anfíbios, lagartos, e de uma série de outros animais que são considerados pragas, como o roedor. Ela também serve de alimento para o gavião e o gambá, por exemplo.
O símbolo do deus Mercúrio, o Mensageiro. As cobras também representam a Sabedoria que será desperta nos seres humanos com o despertar da energia de Kundalini.
Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
Embora algumas pessoas acreditem que serpentes possuem veneno e cobras não, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes – cobra e serpente significa a mesma coisa, sendo venenosa ou não.
Na Umbanda ele trabalha na vibração de Xangô, que está presente no cume das pedreiras, nas cachoeiras e nas matas. Quando falamos do Caboclo Cobra Coral, falamos também da supremacia da Umbanda, que é uma religião, formada dentro da cultura religiosa brasileira incluindo vários elementos, inclusive de outras religiões.
Intuição e Percepção Aguda: A cobra tem sentidos aguçados e é capaz de perceber vibrações sutis em seu ambiente. Como animal de poder, a cobra pode simbolizar o desenvolvimento da intuição e a capacidade de perceber além da superfície.
Mas, Oxumarê, como é mais popularmente conhecido no Brasil, é o Orixá que determina o movimento contínuo, simbolizado pela serpente que morde a própria cauda e enrola-se em volta da terra para impedí-la de se desgovernar.
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
Conheça a primeira parte da história do Caboclo Tupinambá! Como ele conheceu sua fiel companheira, a serpente, e como adquiriu todo o conhecimento sobre as magias da floresta.
Xangô, o Orixá do trovão, raios, e senhor da justiça, tem como um dos seus símbolos o leão. Este animal simboliza a força, a coragem e a invencibilidade de Xangô.
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
Serpente: símbolo. Embora seja usada como símbolo de regeneração e Imortalidade, a serpente, quando formando um anel com a cauda em sua boca, é também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência.
Fertilidade, renascimento, cura, sabedoria e força espiritual são algumas das principais interpretações. Continue a leitura deste artigo, descubra o porquê desses significados das cobras e o que podem representar na sua vida!
A imagem das serpentes no Antigo Egito eram muito bem utilizadas pelos egípcios e principalmente pelos faraós. São considerados um amuleto de proteção, e possuidores de uma poderosa energia que é capaz de bloquear energias negativas de pessoas e ambientes.
Eles viviam nus, com a proibição de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal, até que um dia, a serpente engana a mulher, que engana o homem, e ambos comem do fruto proibido. O medo se apodera deles. Todos os três recebem um castigo do Criador e são expulsos do paraíso.