Shalom (em hebraico: שָׁלוֹם šālōm; também escrito como sholom, sholem, sholoim, shulem) é uma palavra hebraica que significa paz, harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar e tranquilidade, podendo ser usada idiomaticamente para significar olá e adeus.
Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam.
Shalom é a saudação mais comum nos lábios de um judeu. Dos lábios de Jesus para aqueles que são Seus, sai a mesma saudação: Shalom! Não é apenas uma forma de saudar, mas algo que só Jesus pode dar, porque significa vida e salvação.
Na assistência que o Espírito Santo sempre dá à Igreja nas questões de Fé e Doutrina, foi-se desenvolvendo à medida das necessidades do mundo moderno uma doutrina que responda eficazmente à preservação da dignidade do homem diante de cada desafio enfrentado.
Em Salmos 29:11, o Senhor dá força ao seu povo e abençoa-o com paz (shalom). A Bíblia menciona a paz espiritual em vários outros lugares, como em Romanos 5:1, onde afirma que, justificados pela fé, temos paz (shalom) com Deus. Além disso, a palavra shalom também pode se referir à completude ou perfeição.
É simplesmente a palavra “shalom” repetida duas vezes. A gramática hebraica não tem adjetivos comparativos e superlativos como bom, melhor, maior. Para mostrar graus, apenas repete uma palavra. Portanto, não é apenas paz, mas a melhor paz, uma tremenda paz, uma super paz, uma hiper paz!
Este nome de Deus, (YHWH-Shalom), aparece apenas uma vez nas Escrituras mas, por toda a Bíblia nós encontramos esta verdade, Deus é paz. Este atributo de Deus foi revelado a Gideão, numa das épocas mais difíceis de Israel.
Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".
Rani – As promessas definitivas no Carisma Shalom são a consumação de um caminho trilhado desde que a pessoa entrou na comunidade como postulante. Para isso, é feito um caminho de oração, formação, vida fraterna e evangelização, até o tempo em que a pessoa escolhe o estilo de vida consagrada para sempre!
“Ser Shalom” significa, pelo poder do Espírito Santo, ser discípulo e ministro da Paz e levar o próprio Cristo a quem por Ele espera. Para aqueles que foram chamados a corresponder à Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização.
Moysés Azevedo, fundador e moderador geral, e Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom são pregadores confirmados no Congresso das Famílias 2022!