Etimologia. (Morfologia) Termo cunhado pelo quadrinista americano Bill Parker em 1940, a partir das primeiras letras dos nomes de Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.
Quem lhe concedeu os poderes foi o Mago Shazam, que protege a Terra dos sete inimigos mortais (que podem aparecer no filme) e procurava alguém de bom coração para transformar em um super-herói.
O “s” é de Salomão e sua sabedoria, o “h” é de Hércules e sua força, o “a” vem de Atlas e sua resistência, o “z” vem de Zeus e sua poderosa magia, o outro “a” de Aquiles e sua coragem e o “m” é de Mercúrio e sua velocidade.
Cada letra de Shazam representa uma das seis figuras imortais que lhe concedem poderes e conselhos, cada uma com significado para a construção do herói.
De acordo com os quadrinhos da DC, o Adão Negro renasce apenas quando Theo, um de seus descendentes, encontra o amuleto e diz a palavra mágica: Shazam! O código é o que traz o anti-herói de volta no corpo de Theo.
O QUE SIGNIFICA O S.H.A.Z.A.M. DO ADÃO NEGRO? MGLIVES
Qual a origem do nome Shazam?
Shazam são as letras iniciais de alguns personagens míticos da história e cada um deles emprestou algum poder ao heróis: de Salomão, recebeu a sabedoria; de Hércules, a força; de Atlas, o vigor físico; de Zeus, o poder; de Aquiles, a coragem; e, de Mercúrio, a velocidade.
Ou seja, a principal diferença entre Shazam e Adão Negro é que Billy Batson é um órfão que queria se reunir com sua família, enquanto Teth-Adam buscava vingança depois que sua família foi morta – por isso, ele já foi tanto um vilão quanto um anti-herói em busca de redenção nos quadrinhos da DC.
Em uma das cenas, um personagem chega a sugerir que o seu codinome seria "Capitão Marvel", uma referência ao primeiro nome do herói nos quadrinhos da DC, que precisou ser mudado por causa de conflitos judiciais com a concorrente Marvel.
79 Na Bíblia Hebraica, o nome ʼādām é dado ao ser humano por ter sido criado da “terra”, ʼādāmâ: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem (ʼādām) do pó da terra (ʼādāmâ) – ה ָ֔מָדֲאָ֣ה־ןִמ ֙רָפָע ם ָ֗דאָֽ ָה – e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2:7).
Uma das superaventuras passíveis de análise é a do super-herói Shazam, cujos poderes são provenientes de figuras divinas; uma delas, Salomão, é reconhecidamente judaico-cristã, e na Bíblia Hebraica costuma ser associada à sabedoria.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Shazam é um aplicativo de identificação de músicas, filmes, publicidade e programas de televisão. Foi desenvolvido pela Shazam Entertainment e tem sua sede em Londres. Fundada por Chris Barton, Philip Inghelbrecht, Mukherjee Dhiraj e Wang Avery em 1999.
Ele consegue combinar o poder de Zeus para aumentar a resistência de Atlas ou a sabedoria de Salomão. Assim, com as forças combinadas de Zeus e Hércules, o herói foi capaz de realizar uma façanha que nem Hércules conseguiu.
Geralmente, o Superman tem uma ligeira vantagem em força bruta, enquanto o Capitão Marvel/Shazam tem uma ligeira vantagem devido às suas habilidades mágicas. Eles são bem parecidos. O Supes já foi derrotado pelo Marvel/Shazam antes, e o Marvel/Shazam já foi derrotado pelo Supes antes.
Os poderes de Shazam são oriundos de grandes personagens mitológicos, são eles: Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).
Adam é o primeiro mortal a receber os poderes de Shazam, muito antes do adolescente Billy Batson ser escolhido para carregar esse manto. Assim como Batson, bastava ele dizer “Shazam” para se transformar no herói Poderoso Adão. Contudo, os poderes acabam corrompendo Adam, o que faz ele adotar seu novo nome: Adão Negro.
questiona o que significa ser um herói, com poderes ou não, e quais são os limites entre o bem e o mal, a luz e as trevas, seguindo a cartilha aperfeiçoada pela saga Guerra nas Estrelas.
Fraquezas. Vulnerabilidade à magia: Somente magia significativa pode afetá-lo, como as habilidades místicas do Espectro. Vulnerabilidade a eletricidade: ele pode ser revertido para seu alter-ego com energia suficiente.
Mas você sabe quem é o Sabbac, o vilão da história? Sabbac, que é interpretado por Marwan Kenzari, é o principal vilão da produção estrelada por Dwayne Johnson, o The Rock, mas nos quadrinhos as coisas são um pouco diferentes: na verdade, os personagens às vezes são aliados.